CIO`s precisam ter formação técnica? Talvez não.

Qual fator é mais importante para um CIO ? O entendimento do negócio ou o entendimento dos processos e tecnologias da TI atual?

Em uma agradável conversa com um CEO de uma grande empresa brasileira, ele compartilhou comigo o seguinte dilema: Quero que a TI da minha empresa tenha protagonismo nas decisões e ações do negócio, para isso não sei se devo apostar no meu CIO atual ou contratar alguém novo com background de negócios.

Para resolver esse dilema ele ponderava de um lado que apesar de sua baixa visão estratégica de negócios o CIO estava no cargo há mais de 10 anos e que conhecia todos os meandros da TI (o que para ele era uma “caixa preta”) e de outro lado contratar alguém que apesar de ter visão de negócios não teria intimidade técnica com a sua TI.

Nós como consultores da Forrester, encontramos líderes de tecnologia de quase todos os setores. E um tema é claro: O típico plano de carreira do CIO mudou, em especial nos últimos dois anos.

O ponto mais interessante de notar é que os líderes de negócio estão cada vez mais sem paciência com os seus CIOs e não querem esperar eles aprenderem novas habilidades.

Ao longo dos últimos anos, temos notado um aumento de líderes de linha de negócio serem nomeados CIO e mais recentemente a tendência de se contratar especialistas em canais digitais/ eCommerce. Questionei essa tendência com uma experiente Executive Search do setor de tecnologia e ela apontou uma crescente demanda para cargos que antes eram tradicionalmente ocupados por profissionais de origem na TI e que hoje são ocupados por profissionais de outras áreas. E ainda observou que hoje em dia é muito raro ver um desenvolvedor ou uma pessoa de infraestrutura acender ao cargo de CIO.

A realidade é que os CEOs estão fazendo avaliações rápidas para saber se têm ou não o time certo para alcançar uma agenda de tecnologia voltada para o negócio e ao perceberem que não tem, estão olhando para novas fontes para a sua liderança de tecnologia.

Alguns pensam que é fundamental ter uma formação em ciência da computação ou engenharia para ser um CIO, mas pra que você precisa de um diploma super técnico ?

Hoje espera-se que o CIO seja um líder sólido de negócio e respeitado entre outros executivos do C-Level.  Deve ser capaz de liderar discussões estratégicas tais como: “Como a tecnologia pode influenciar na geração de receita e uma melhor experiência aos clientes? Como a tecnologia pode impulsionar os negócios e ajudar a criar eficiências? ".

Antes esperava-se que os líderes de tecnologia tivessem uma sólida formação técnica. Hoje em dia, não mais.

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.