4 tendências tecnológicas que impactarão a carreira em 2017

4 tendências tecnológicas que impactarão a carreira em 2017

Estudo revela novidades das quais profissionais de TI terão de ficar atentos

Todos os anos, novas tecnologias surgem para mexer com as estruturas das empresas. Em 2017, não será diferente. O IT Industry Outlook 2017, da CompTIA, mapeou o que estará em alta no próximo ano para que companhias e profissionais possam se preparar.

Como esperado, categorias de crescimento incluem segurança, nuvem, dispositivos móveis/serviços, e internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). Enquanto essas tecnologias passaram, em sua maioria, da fase de emergente, há uma série de novos elementos e nuances para o lugar delas no mercado no próximo ano. Veja abaixo as quatro tendências.

Novos horizontes para a nuvem
Leonard Wadewitz, diretor da CompTIA para América Latina e Caribe, afirma que cloud vai, mais uma vez, saltar. O levantamento indica que novos elementos construídos a partir de uma mentalidade de nuvem irão ocupar papéis mais importantes nas organizações.

Os componentes definidos pelo software irão conduzir para uma infraestrutura hiperconvergida. Já o blockchain redefinirá a arquitetura de banco de dados. A inteligência artificial proporcionará nova camada para interação tecnológica. Essas mudanças com a nuvem, são focadas principalmente no backend e serão adotadas inicialmente pelas corporações antes de serem adotadas por pequenas e médias empresas.

“Cloud requer novas capacidades dos talentos, uma vez que eles precisam gerenciar esse universo e resolver problemas rapidamente”, alerta Wadewitz.

BYOC
Há alguns anos, tudo era sobre BYOD (bring your own device). O que aconteceu em seguida foi que nem todas organizações e funcionários adotaram esse modelo. Assim, de acordo com Wadewitz, apesar de mobilidade continuar ser chave para tudo, o BYOD está caindo.

Com o crescimento do teletrabalho e do trabalho a distância, a dinâmica da força de trabalho continua a evoluir e o BYOC (bring your own collaboration) vai emergir. “A TI vai prover ferramentas para controlar essa nova onda, minimizando a Shadow IT”, comenta.

Reparo de computadores
Uma tendência interessante, e até mesmo uma surpresa no estudo, é o reparo de computadores. Com grande parte dos PCs perto do seu limite de tempo de vida, o caminho natural, ainda, será a substituição desse parque.

Data center
Este foi o ano do crescimento dos data centers. Diversos foram abertos no Brasil e certamente outros deverão ser anunciados em 2017.  Wadewitz  comenta que essa é uma oportunidade para os talentos de TI, já que centros de dados modernos apresentam uma série de desafios, como redes definidas por software (SDN, na sigla em inglês) e até integração com sistemas operacionais modernos, incluindo TVs e internet das coisas. “Esse novo cenário exige muito conhecimento. Administradores de data centers têm muitos desafios pela frente”, alerta ele.

Segundo o levantamento, embora certas tecnologias sejam cada vez mais fáceis de gerir, no geral, a complexidade do gerenciamento de ecossistemas de tecnologia excede as capacidades de muitos negócios, especialmente pequenas empresas. Por esse motivo, os serviços gerenciados também são classificados como uma categoria de crescimento provável em 2017.

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.