Samsung e USP inauguram centro de treinamento e estimulam criação de ferramentas tecnológicas

Samsung e USP inauguram centro de treinamento e estimulam criação de ferramentas tecnológicas

Abertura oficial foi realizada na manhã desta quinta-feira, 14

A Samsung e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) inauguraram nesta quinta-feira (14/4) mais uma unidade do Ocean, centro de treinamento e capacitação que visa fomentar empreendedorismo e desenvolvimento de soluções tecnológicas. O empreendimento conta com ferramentas que permitirão pesquisa e desenvolvimento de aplicações móveis, internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), realidade virtual e games, bem como aprofundamento de pesquisas da universidade no âmbito da indústria 4.0.
O Ocean USP está instalado em um local de 300 m² no Departamento de Engenharia de Produção da Poli. O laboratório já existia anteriormente no Jardim Paulistano, em São Paulo, mas, com a parceria, foi transferido para a estrutura da Poli. A ideia principal por trás da iniciativa é aproximar a indústria de alunos. “Queremos aproximar ainda mais o mundo corporativo e transformar o centro em um hub até para iniciativas privadas, porque pesquisa e desenvolvimento precisam ter diversidade de ideias”, afirma Mario Loffitte, vice-presidente de marketing e assuntos corporativos da Samsung América Latina.
Além disso, o centro também tem a intenção de criar profissionais mais qualificados. “A Poli foi criada pra promover progresso industrial do País e não fugimos da nossa vocação nos últimos anos, embora o perfil acadêmico tenha sofrido uma mudança considerável”, complementou José Roberto Castilho Pereira, diretor da Poli, durante abertura da solenidade. “Essa iniciativa é mais um passo da escola no sentido de formar profissionais para o sistema produtivo e, especialmente, gente que transforme o sistema produtivo”, comemora.
Essa é a segunda unidade do Ocean. A outra, inaugurada no ano passado, está localizada em Manaus, fruto da parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA). No total, o centro de treinamento soma mais de 1 mil treinamentos e cursos oferecidos a mais de 125 mil universitários.
Capacitação
O Ocean USP oferecerá cursos de extensão, de graduação e pós-graduação com foco não somente em alunos da própria Poli, mas também de outras universidades e da comunidade. De acordo com Davi Nakano, professor e coordenador de graduação do Departamento de Engenharia da Poli, é importante proporcionar esse tipo de abertura para capacitação, atraindo potenciais alunos para a universidade.
De acordo com Eduardo Conejo, head de pesquisa e desenvolvimento do centro de soluções de mídia para América Latina da Samsung Eletronics, eles já estão perto de implementar um curso voltado para desenvolvimento de soluções para internet das coisas. A única ponta solta para o lançamento desse programa é a regulamentação, que ainda está sendo discutida. 
“Queremos dar um enfoque diferenciado do que temos visto. Investimos fortemente na tônica de passar o conceito do potencial de transformação que a IoT tem”, afirmou. “Mas é preciso definir uma regulamentação para gerar resultados. Caso contrário, se não for bem implementado, pode virar caos”, completa. Conejo afirma também que a ideia do curso é englobar todas as camadas, de hardware a infraestrutura e usabilidade.
Essa não é a primeira vez que as organizações trabalham juntas nesse sentido. Em agosto, a Samsung lançou um curso on-line e gratuito com foco em IoT em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI-TEC) e apoio da Poli. A iniciativa foi batizada de Tech Institute Internet das Coisas.
Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.