CIO precisa agregar competências para manter-se relevante nos próximos anos

CIO precisa agregar competências para manter-se relevante nos próximos anos

Inserir-se nas áreas de negócios além de fortalecer o poder de comunicação serão itens fundamentais no novo contexto

Discussões recentes sobre o papel do CIO geraram dúvidas sobre se esse cargo vai continuar a existir nos próximos anos. Por mais que não haja uma certeza sobre o futuro, a resposta é não, acredita Sergio Lozinsky, fundador e consultor da SLozinsky. “A posição do responsável por TI é necessária nas empresas, o problema é o que ele faz, pois seu escopo vai mudar”, sentenciou em conversa com CIOs no IT Forum+, que acaba amanhã (28/8) na Praia do Forte (BA).

Segundo ele, organizações estão cada vez mais complexas, com metas ambiciosas e, naturalmente, elas vão encarar de outra forma o profissional que quer continuar fazendo o que sempre faz, sem sair da zona de conforto. Reinaldo Roveri, sócio e consultor da Stratica, lembrou que o estudo Antes da TI, a Estratégia, realizado pela IT Mídia em parceria com os consultores, indica que dos CIOs das 501 a 1 mil maiores empresas, 34,4% querem se manter na TI ou na posição atual e 31,4% buscam ganhar mais influência na empresa. O quadro está dividido.

Vania Neves, CIO da GSK, companhia farmacêutica, afirmou que certamente o papel do líder da TI está mudando e para ela, olhar só máquinas não é o futuro ideal. “O CIO tem de ter mais tempo para os negócios e para inovar”, opinou. 

E se o CIO quer mudar seu escopo, ser mais estratégico e estar ao lado dos negócios, ele precisa investir em conhecimento. A maioria dos CIOs (55,2%) respondentes do Antes da TI, a Estratégia no IT Forum+ tem um MBA em seu currículo. Mas isso não basta. No novo contexto, ele deve até buscar conhecimento em outras áreas.

Tania Casado, professora da USP e FIA, assinalou que para agregar conhecimento e fazer rede é preciso sair da cadeira. Ela perguntou aos participantes da discussão sobre o tema quantos deles realizavam trabalho voluntário. “Vocês deveriam colocar na agenda de vocês essa atividade e levar o time para trabalhar como forma de desenvolvimento”, aconselhou, acrescentando que eventos são também fundamentais para a troca de experiências e para formar redes.

“Acredito, ainda, que o talento de TI tem de estudar temas fora da área. Quem está no topo hoje, busca conhecimentos de filosofia, por exemplo, porque o mundo está tão complexo, que o líder ou aprende a pensar ou não tem vez”, ressaltou Tania.

Lozinsky acrescentou que para ser um líder é primordial estudar sempre e, em sua opinião, um dos melhores investimentos que uma pessoa pode fazer é viajar para perceber como as coisas funcionam fora do seu quadrado.

Comunicar 
No estudo Antes da TI, a Estratégia e durantes as discussões no IT Forum+, CIOs concordaram que precisam desenvolver a capacidade de comunicação, não só com suas equipes, mas pares de negócios.

Um dos líderes de TI presentes relatou que em levantamento realizado pela TI para verificar a aceitação e atuação da área frente às demais, mostrou que os departamentos que tinham problema de liderança avaliaram mal a TI. Os times voltados ao front-end, no entanto, reagiram positivamente aos projetos da tecnologia da informação.

E essa capacidade é crucial nos dias de hoje, que TI é pressionada pelas áreas de negócios para saber das últimas tecnologias e levá-las prontamente para a empresa. “Mais do que nunca, o CIO tem de estar preparado para dar respostas. O que estamos mostrando é que preciso de capacidade de comunicação melhor do que antes”, avaliou Lozinsky. “O CIO está em uma encruzilhada”, acrescentou Tania.

Afinal, então, qual o papel que você, como líder da TI, quer assumir nos próximos anos? Confira a opinião dos CIOs do Grupo Cornélio Brennand, Sergio Barreto, e Sergio Ricciardi, da Naturalle, no vídeo abaixo:

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.