Gil Torquato, CEO do UOLDiveo: do portal à infraestrutura de TI

Ao Leadership Academy, executivo conta detalhes sobre criação do UOL

Gil Torquato chegou ao Grupo Folha em fevereiro de 1986 e mal esperava que, 10 anos depois, participaria de um projeto que revolucionaria a empresa e também o dia a dia dos brasileiros. Em abril de 1996 foi criado o portal UOL, em meio à chegada da internet ao Brasil. Vinte anos depois, o portal hoje possui mais de 7,4 bilhões de páginas vistas todos os meses e sua home page recebe mais de 50 milhões de visitantes únicos por mês.

Para suportar a crescente demanda ao longo dos anos, o grupo precisou dedicar enormes esforços em infraestrutura de TI. Torquato se orgulha em dizer que o portal nunca teve queda de servidor e está no ar sem falhas desde sua fundação.

Com esse know how sobre infraestrutura de TI, o grupo decidiu levar isso ao mercado como um novo modelo de negócios. Foi assim que se iniciou o projeto do Uol Host, em 2006, que ajudava pequenas empresas a montar um website.

“O foco inicial era para pequenas empresas, mas a demanda começou a surgir de empresas maiores, que observavam a estabilidade da plataforma que tínhamos com o UOL. Alguns amigos diziam: Gil, vocês conseguiram suportar o 11 de setembro e outros enormes picos de audiência. Quero colocar minha infraestrutura com vocês”, diz o executivo, ao IT Forum 365.

“Já que somos ‘obrigados’ a entender serviços de TI, por que não levar o conhecimento e compartilhar com o mercado?”, lembra.

Nos últimos anos a empresa realizou 9 aquisições nos mais diversos segmentos, sendo a principal delas em 2010 quando comprou a Diveo, que tinha o maior data center do Brasil. A partir de então foi estabelecido o UOLDiveo, o qual Torquato é CEO. A empresa fornece soluções completas em outsourcing de TI para ambientes de missão crítica, suportados por infraestrutura de data centers, cloud corporativa, além de uma ampla camada de serviços gerenciados e uma rede própria de telecomunicações. São mais de 3 mil clientes atendidos, sendo 10 das 20 maiores empresas do país e 1500 colaboradores com mais de 280 certificações internacionais.

Torquato é o convidado do Leadership Academy, programa da IT Mídia para reunir entrevistas com os principais líderes das empresas de TI. Assista!

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.