Marcelo Porto: uma vida dedicada à IBM

Conheça a trajetória do presidente da IBM Brasil

O que você fez nos últimos 30 anos? Quantas conquistas, desafios, aprendizados, não?

Esse período representou positivamente para Marcelo Lyra Porto, presidente da IBM no Brasil. O executivo ingressou na empresa em 1987 como Analista de Sistemas, dedicou toda sua vida profissional à companhia e há dois anos assumiu o cargo máximo no País.

“Ninguém trabalha 30 anos na mesma empresa só porque precisa do emprego. Você trabalha porque acredita no propósito daquela empresa. E eu acredito muito nos propósitos e nos valores da IBM. Isso me norteou ao longo desses 30 anos”, afirma.

A história de Porto na Big Blue começou de forma curiosa. Em 1985, o então estudante de Análise de Sistemas se candidatou a uma vaga de estágio na companhia. Passou pelas provas, mas não foi aprovado nas entrevistas. “Isso me incomodou e parei para refletir o que faltava, qual era o gap.”

Mas o destino cruzou novamente seu caminho com o da IBM três meses depois, quando começou de fato a trabalhar na companhia, como estagiário. “Depois que entrei na empresa, de certa forma perturbei o RH para entender os motivos de não ter sido escolhido. Era muito importante entender para melhorar e certamente aproveitar as oportunidades que a companhia me daria no futuro.”

Cinco anos após entrar na IBM, Porto já assumiu seu primeiro cargo de gerência, na área de apoio à produção. “Isso me fez começar a preparar competências de liderança muito cedo”, conta.

Desde então, acumulou cargos em áreas como vendas, soluções de e-commerce, storage, serviços, software e marketing. “A beleza disso (de trabalhar em diversas áreas) é que, quando você chega a uma nova área, sai da zona de conforto”, acredita.

Conheça mais detalhes sobre a carreira de Porto e como sua trajetória pode ser inspiradora. Assista à entrevista ao IT Forum 365 como parte do Leadership Academy, programa promovido pela IT Mídia para reunir entrevistas com os principais líderes das empresas de TI.

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.