Apple recebe autorização para testes de veículos autônomos na Califórnia

iCar a caminho? Licença levanta rumores sobre entrada da gigante norte-americana no mercado de carros autônomos

A Apple parece estar finalmente se juntando à concorrida corrida de veículos autônomos. A fabricante do iPhone recebeu na última sexta-feira (14/04) licença para testar carros autônomos na Califórnia, nos EUA, fato que alimenta as especulações de que a empresa estaria desenvolvendo tecnologias para este tipo de veículo.

A autorização foi concedida pelo departamento de veículos motorizados da Califórnia e agora a empresa pode começar a testar a tecnologia em estradas públicas no Estado. A licença abrange três veículos – todos modelos Lexus RX 450 – e seis motoristas individuais. Vale lembrar que a lei da Califórnia exige que algum motorista esteja no carro autônomo para assumir o controle se algo der errado.

A Apple confirmou sua chegada ao mercado, mas não quis discutir suas intenções. “A Apple está investindo pesadamente em machine learning e sistemas autônomos. Há muitas aplicações potenciais para essas tecnologias, incluindo o futuro do transporte”, disse a companhia.

Assim como outros players que avançam neste mercado, a Apple acredita que veículos autônomos podem aliviar o congestionamento e salvar milhões de pessoas que morrem anualmente em acidentes de trânsito, muitas vezes causados ​​por motoristas embriagados ou distraídos.

A concorrência é pesada. São 29 outras empresas que já têm licenças da Califórnia para testar carros deste tipo, lista que inclui grandes fabricantes de automóveis, como Ford, General Motors, BMW, Volkswagen e Tesla, bem como um dos seus maiores rivais em tecnologia, o Google.

A Apple tem um longo caminho para recuperar o atraso na tecnologia de veículos autônomos, mas, por outro lado, também é uma empresa com uma história de revolução em diversos mercados. Não foi o primeiro a introduzir música digital, celular ou tablet, mas revolucionou com iPod, iPhone e iPad. Seria a vez do iCar?

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.