Apple lidera vendas de smartphones no 4º tri de 2016

Empresa encosta na Samsung, que teve maior market share no ano

As vendas mundiais de smartphones cresceram 7% no quarto trimestre de 2016 (em relação ao mesmo período de 2015), de acordo com dados divulgados pelo Gartner, totalizando 432 milhões de unidades. No período, a Apple voltou a liderar as vendas, o que não acontecia desde 2014, com cerca de 200 mil unidades vendidas a mais do que sua principal concorrente, a Samsung (veja tabela 1).

Os responsáveis pelo aumento nas vendas foram seus principais aparelhos, o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus. A empresa também se beneficiou da fraca demanda pelos smartphones da Samsung em mercados desenvolvidos como a América do Norte, Europa Ocidental e em alguns locais da Ásia, em especial na Austrália e Coreia do Sul.

Em 2016 como um todo, a comercialização desses celulares para usuários finais somou quase 1,5 bilhão de unidades, um crescimento de 5% com relação a 2015. A Samsung ainda detém o maior market share (22,5%), e a Apple avança logo atrás, com 15,9%.

“Esse é o segundo trimestre consecutivo de queda nas vendas de smartphones da Samsung. Além da redução de 8% nas vendas, a participação da empresa no mercado diminuiu 2,9% em comparação ao ano passado”, analisa Anshul Gupta, Diretor de Pesquisa do Gartner.

Gupta explica que as vendas de smartphones da Samsung começaram a cair no terceiro trimestre de 2016 e a decisão da companhia de descontinuar o Galaxy Note 7 desacelerou a comercialização de seu portfólio de celulares no trimestre seguinte. “A retirada do Galaxy Note 7 deixou uma lacuna na categoria de telefones com tela grande”, complementa.

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.