Gastos de usuários finais com dispositivos devem crescer 2% em 2017

Previsão é do Gartner, que cita aumento dos preços médios

O aumento do preço médio de novos dispositivos impulsionará os gastos de usuários finais com PCs, aparelhos ultramóveis e telefones celulares. Segundo o Gartner, os gastos devem crescer 2% em 2017, alcançando aproximadamente US$ 600 bilhões na cotação atual da moeda. Os celulares serão responsáveis por 67% desse valor.

Segundo a consultoria, o aumento será causado por dois motivos. O primeiro é o preço dos componentes, que continuará aumentando neste ano (em especial para os PCs, mas também para os telefones). O segundo é que o interesse dos usuários por celulares de maior valor e qualidade supera a preocupação com preços mais baixos.

“Globalmente, o mercado de dispositivos está se importando menos com o preço. Os consumidores e empresas estão buscando produtos melhores que se adaptem ao seu estilo de vida e não apenas opções mais baratas”, comenta Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner.

O gasto dos consumidores com celulares chegará próximo dos US$ 400 bilhões em 2017, aumento de 4,3% com relação a 2016. “A elevação do preço médio dos celulares é reflexo dos próprios usuários”, afirma Annette Zimmermann, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner. “Eles estão substituindo seus telefones básicos por celulares de melhor qualidade e com mais recursos, devido à melhoria no portfólio de produtos dos fabricantes emergentes como a Huawei e a Oppo. Nos mercados em desenvolvimento, a maioria dos usuários está evoluindo para telefones básicos melhores porque o salto para os celulares premium ainda é muito grande.”

A maior disponibilidade de telefones básicos de fabricantes chineses como a Oppo, BBK e Huawei aumentou o preço médio desse tipo de aparelho em 13,5% em 2016 e está a caminho de alcançar 4% em 2017. “Acreditamos que os usuários continuarão a buscar telefones de valor mais alto neste ano, o que aumentará o preço médio. Prova disso é o lançamento do Samsung Galaxy 8 e do iPhone da Apple no seu aniversário de dez anos. Esperamos um aumento de 4% no preço médio dos celulares premium na América do Norte em 2017”, completa Annette.

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.