Operadoras assinam autorização de 3G

Contrato beneficiará pequenas cidades que contam com serviço de telefonia móvel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP) assinaram ontem os termos de autorização para a implementação dos serviços de terceira geração (3G). Pelo acordo, as operadoras deverão oferecer acesso a banda larga sem fio a mais de 3,8 mil municípios, no prazo de oito anos.

As operadoras Brasil Telecom, Oi, Vivo, Telemig, Claro, CTBC e TIM pagaram R$ 5,3 bilhões pelos 36 lotes colocados em disputa. A concessão para exploração da tecnologia 3G tem prazo de 15 anos, renováveis uma vez por igual período.

As cidades que ainda não possuem a telefonia celular também serão beneficiadas com o acordo. Isso porque, no leilão da Anatel para concessão do direito para explorar os serviços de 3G, foram agrupadas regiões de grande interesse comercial, como as capitais, a pequenas cidades. Assim, as operadoras ficam obrigadas a levar, em dois anos, a telefonia móvel a 1.836 municípios atualmente sem cobertura. Segundo a Anatel, cerca de 17 milhões de pessoas passarão a ter acesso ao serviço.

De acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel, as operadoras têm até dois anos para tornar disponível a telefonia 3G em todas as capitais, Distrito Federal e nas cidades com mais de 500 mil habitantes. Ao fim de quatro ano, todos os municípios com mais de 200 mil habitantes deverão estar cobertos pela banda larga sem fio.

A TIM anunciou durante a tarde de ontem que sua oferta de serviços de 3G entrarão em operação nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro nesta quinta-feira, dia 1 de maio.

A operadora móvel adquiriu, durante o leilão realizado em dezembro do último ano, licenças para operar os serviços na freqüência de 2.100 MHz. Além do Rio de Janeiro e de São Paulo, a TIM já comercializa serviços de 3G desde abril nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife e Salvador, onde opera na freqüência de 850 MHz.

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.