3 exemplos que provam como os negócios foram transformados pela inovação digital

A transformação digital deixou de ser uma tendência para se tornar um componente central da estratégia empresarial

Nos últimos anos pudemos observar marcas que inovaram na sua comunicação digital e que conseguiram se destacar em seu mercado de atuação, atraindo visibilidade e engajamento. Com a evolução da tecnologia, é essencial que as empresas cresçam dentro deste universo. Para isso, será necessário cada vez mais colaboração, planejamento estratégico e análise de dados para uma estratégia e execução de marketing digital de sucesso.

Vimos mudanças na maneira como as pessoas e as empresas se comunicam com seus consumidores. Hoje há uma comunicação constante on-line, quem sabe se apropriar desse espaço e utilizá-lo de maneira coerente e inovadora se destaca – e muito! A transformação digital deixou de ser uma tendência para se tornar um componente central da estratégia empresarial.

Um exemplo desta força pode ser visto no uso de dispositivos móveis. Em 2016 a estimativa foi de mais de 168 milhões de smartphones em uso no Brasil. A expectativa é que nos próximos dois anos o crescimento seja de 40%, o que totalizaria 236 milhões de aparelhos. Devido a esse crescimento, as empresas passaram a oferecer ou aperfeiçoar seus aplicativos (apps) para facilitar a compra em dispositivos móveis, o que incentivou ainda mais o uso e a compra por este canal. Muitos serviços que utilizamos no dia a dia também passaram a ser deslocados para apps. Hoje é possível chamar um táxi, comprar roupa, pedir comida, alugar apartamentos e até abrir uma conta no banco por meio do celular. Para o consumidor, além da praticidade de poder ter acesso aos serviços de qualquer lugar, evitar a burocracia é um dos principais atrativos.

Outro fenômeno foi o de automação digital. Devido à acirrada competição entre as empresas, reter o cliente é de extrema importância e, para isso, é necessário um bom atendimento. Um exemplo são os chatbots, programas capazes de conduzir uma conversa de forma que haja a impressão de estar dialogando com outra pessoa, e não um computador. Com o crescimento do uso de redes sociais e de aparelhos móveis, como smartphones e tablets, o cenário é perfeito para o crescimento dessa tecnologia, capaz de oferecer atendimento rápido e de qualidade. Empresas que se destacam em Automação de Marketing geram 50% mais vendas a um custo 33% menor.

Também pudemos acompanhar a evolução do uso de ativismo de marca para aumentar o engajamento do público, levando tanto as pessoas que concordam como as que não concordam com o que foi exposto a compartilharem o conteúdo das marcas. Em 2015, O Boticário lançou uma campanha de Dia dos Namorados que viralizou ao trazer casais homossexuais se presenteando com produtos da marca. A polêmica causada pelo vídeo rendeu, entre outras coisas, um prêmio para a campanha e o aumento das vendas da marca. São mais de 3 milhões de visualizações no Youtube.

Na era da transformação digital as oportunidades são infinitas. Com a mudança constante no comportamento dos consumidores, principalmente devido ao surgimento de novas ferramentas e maneiras de se comunicar, é primordial que as marcas se adaptem ao cenário, correndo o risco de, caso não o façam, fiquem obsoletas. Com toda essa evolução da tecnologia e, principalmente, da internet, empresas tradicionais ficaram em risco e tiveram que se reinventar para reter e conquistar novos clientes.

A publicidade tradicional não é tão eficiente quanto era antes, as pessoas se interessam por conteúdo altamente interessante e diferenciado. Muitas agências estão se reinventando para atender a essa nova demanda e agradar ao público, cada vez mais exigente. Construir e manter uma marca adaptada ao universo digital é fundamental não apenas para sobreviver, mas também para construir um modelo de negócios moderno, adaptável e projetado para prosperar no futuro. Percebemos, então, que a única constante é a inovação. Sua empresa está preparada para este novo desafio?

*Mariana Campelo e Ana Paula Tavares são sócias-diretoras da Aporama Marketing Digital

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.