Mercado de TI no Brasil crescerá 2,5% em 2017, estima IDC

Consultoria indica que pano de fundo da expansão será transformação digital

O mercado brasileiro de tecnologia da informação e telecomunicação (TIC) deverá crescer 2,5% em 2017, segundo estimativas da IDC. Embora os números de 2016 ainda não estejam fechados, a consultoria projetou no início do ano passado que o segmento saltaria 2,6% no último ano. Luciano Ramos, gerente de Pesquisa e Consultoria para Software e Serviços da IDC Brasil, indica que TI puxará a maior parte dos investimentos com expansão de 5,7%, enquanto telecom ficará com 0,4% da fatia.

Na avaliação de Denis Arcien, diretor-geral da IDC no Brasil, há otimismo no mercado. “O sentimento dos clientes é mais positivo se comparado ao ano passado”, resumiu. A consultoria espera uma retomada depois de um período de recessão e engavetamento de projetos. “O momento para executar os projetos é agora. Temos um cenário mais previsível, no âmbito político e, principalmente, no contexto econômico. Não há mais espaço para postergar trabalhos de transformação e inovação”, comentou Ramos.

A IDC indica que o pano de fundo da retomada do mercado será a transformação digital. Para a consultoria, esse é um movimento sem volta, que gera resultados positivos para os negócios e por isso cada vez mais demandado pelas companhias. “Empresas mais maduras e que investem mais em transformação têm mais faturamento e crescimento em comparação com as que não seguem esse caminho”, observou Reinaldo Sakis, gerente de Pesquisa e Consultoria para Devices da IDC Brasil.

Ramos explica que a transformação digital ganhou novos contornos e é agora pautada por cinco pilares: transformação da liderança, experiência multicanal, informação, modelo de negócio e fontes de trabalho, itens que permeiam diferentes tecnologias e segmentos do mercado de TIC.

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.