Mudanças, medos e atitudes da IT Mídia ao longo dos seus 20 anos

Durante IT Forum, presidente-executivo da empresa comenta decisões

A 19ª edição do IT Forum, encontro que reúne os principais CIOs da lista das 500 maiores empresas do Brasil, teve seu pontapé inicial nesta quarta-feira (19/04), na Praia do Forte, Bahia.

Adelson Sousa, presidente-executivo da IT Mídia, utilizou como base o tema central do evento – “A vida em três atos: mudança, medo e atitude” – para compartilhar com os mais de 1 mil convidados os desafios e as decisões que a empresa tomou durante seus 20 anos de fundação – completados em 2017.

Alguns anos atrás, lembra Sousa, a IT Mídia trabalhava com diversos setores, como saúde, finanças, agronegócios, contando também com a publicação de diversas revistas. Era preciso mudar e se reinventar.

Leia a cobertura completa do IT Forum 2017

Mudança
Chegou o momento de mudanças, em um período no qual a economia inteira do Brasil mudava e o papel do CIO passava por uma transformação. “A área de TI estava ficando muito mais complexa, o setor estava assumindo novas responsabilidades.”

As mudanças impulsionaram a IT Mídia a voltar seu foco às origens: Tecnologia da Informação (TI). “Tivemos de escolher um caminho e isso significava abrir mão de 45% da receita da companhia.”

Medo
“Essa perda gera um medo. O medo de fracassar, de escolher errado, o medo de não saber como agir, o medo do novo, do desconhecido. Os dois caminhos possíveis que tínhamos nas mãos gerava um grande medo em todo mundo”, afirma Sousa, referindo-se à decisão de deixar de lado mercados e produtos.

Sousa lembra que a empresa não poderia continuar atendendo diversos setores e arriscando perder a a profundidade e engajamento com cada um deles conforme eles fossem ganhando uma dimensão maior.

A partir disso, veio mais uma difícil decisão: fechar a revista, que tinha tido um trabalho tão árduo desde o início da empresa. “É difícil dizer adeus às coisas que construímos, às nossas familiaridades. Mas essa foi nossa decisão.”

“O medo nos tomou. Isso nos causou muito choro”, comenta.

Atitude
A atitude e o caminho escolhido pela IT Mídia foi focar no setor de TI, na indústria, porque tinha uma coisa muito forte que dizia: essa é a melhor forma de conectar pessoas, e essa é a forma que conversa com o que a companhia acredita, para levar o mundo todo para frente.

“Identificamos as mudanças, tivemos medo e agimos. Fizemos nossa aposta”, adiciona o executivo, que comemora o melhor ano da companhia em 2016 e o sucesso do IT Forum, que conta com 70 patrocinadores e está verdadeiramente conectando o setor de TI. “Recuperamos aqueles 45% e conquistamos muito mais”, finaliza.

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.