Citrix e Microsoft ampliam aliança

Citrix e Microsoft ampliam aliança

Empresas, aliadas de longa data, apostam em nuvem e gestão móvel para conquistar mercado

Uma das mais longas parcerias da indústria de tecnologia, conforme definiu o CEO da Citrix, Kirill Tatarinov, acaba de estreitar ainda mais seus laços. Há 25 anos, Citrix e Microsoft têm trabalhado próximas para impulsionar virtualização de aplicações e dados e, agora, apostam na nuvem e gestão móvel para aprimorar a produtividade de seus clientes.
Durante o Citrix Synergy, realizado em Las Vegas (EUA) na última semana, as duas companhias revelaram a ampliação da parceria estratégica com foco quatro áreas: Windows 10, Office 365, nuvem pública e privada e mobilidade. 
Assim, a Azure, passa a ser a nuvem estratégica para a Citrix, o que impulsionará a migração dos clientes para nuvem, mobilidade e megadados, acelerando a transformação digital. Também foi anunciado que as duas companhias estão aperfeiçoando as integrações entre Citrix XenMobile (solução de virtualização mobile), NetScaler (infraestrutura de redes) e suíte de mobilidade empresarial da Microsoft (EMS), baseada na demanda do cliente. 
De acordo com Tatarinov, muitos clientes requisitaram que as duas empresas trabalhassem juntas para ajudá-los a alavancar inovações como Windows 10, Office 365 e Azure, e o estreitamento da parceria chega para acelerar a mudança para esse novo mundo. 
Agora, Microsoft e a Citrix passam a disponibilizar opções flexíveis para que clientes adotem o Windows 10 Enterprise em suas organizações. Até o fim do ano, a Citrix vai oferecer aos clientes do Windows 10 Enterprise (Current Branch for Business) licenciado e configurado por usuário, a opção de administrarem suas imagens de Windows 10 na Azure por meio de sua solução XenDesktop VDI. O objetivo é facilitar a implementação de aplicativos e desktops virtuais e impulsionar a adoção do Windows 10 para aqueles clientes que já utilizam soluções de nuvem da Microsoft. 
De acordo com o diretor-geral da Citrix no Brasil, Luis Banhara, a Microsoft está apostando na Citrix pra ajudar clientes a moverem para o Windows 10. “Muitos não migram para o Windows 10 porque suas aplicações não foram certificadas para isso.
A integração com a Citrix permite criar no data center um ambiente virtualizado Windows 10, no qual é possível rodar qualquer aplicação nesse container, permitindo que ela tenha um desempenho mais eficiente”, explica. 
Outro foco da parceria é ampliar as capacidades de colaboração e comunicação do Office 365, especialmente do Skype for Business, graças a integrações com o Citrix XenApp e em ambientes de infraestrutura de desktop virtual XenDesktop. Além disso, o acordo visa a expansão de capacidades de mobilidade empresarial por meio da integração entre Citrix XenMobile e o NetScaler com a suíte de mobilidade empresarial da Microsoft (EMS) – esse último proporcionará recursos de rede virtual privada para acesso mais seguro na SEM. Para Brand Anderson, vice-presidente corporativo e de mobilidade da Microsoft, “a Citrix vai unir toda a experiência em segurança para a mobilidade”. 
Microsoft 
Durante o anúncio, o vice-presidente de corporativo e mobilidade da Microsoft informou que a empresa tem visto muito apetite no mercado para Windows 10, de forma que as integrações com a Citrix acelerem essa adoção. Segundo ele, o Office 365 é hoje o serviço na nuvem mais utilizado pelas empresas, e já possui hoje uma base de mais de 400 milhões de dispositivos iOS e Android e 70 milhões de usuários mensais ativos.  
Ele também destacou que a Citrix vai acelerar e migração para nuvem pública e privada, graças aos serviços e soluções baseados na Azure. “Se eu tivesse que virtualizar desktops e app hoje, eu faria com a Citrix”, comentou. 
*A jornalista viajou a Las Vegas (EUA) a convite da Citrix
Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.