El Pescador propõe combate ao phishing por meio da conscientização

El Pescador propõe combate ao phishing por meio da conscientização

Plataforma educacional traz treinamento direcionado e gamificado

De acordo com o McAfee Report 2015, 80% das empresas possuem funcionários que clicaram em links de phishing nos últimos 12 meses, e 85% dos ataques de no mesmo ano tinham intenção de roubar dados financeiros das vítimas.
Ataques de phishing crescem no mundo todo e a principal forma de combate é a conscientização. Isso é o que propõe a plataforma educacional El Pescador.
Desenvolvida pelo Grupo Tempest Security Intelligence, o serviço procura educar por meio de treinamento direcionado e gamificado usuários a não caírem em golpes desse tipo.
O CTO do El Pescador, Rafael Silva, acredita que o usuário final é o principal alvo dos atacantes, por isso é fundamental educá-lo e conscientizá-lo. Para ele, muitas empresas são invadidas por ataques simples, nada sofisticados e evitáveis – caso os usuários tivessem sido treinados. “O treinamento é capaz de gerar mudança no comportamento de todos e oferecer uma nova camada de segurança para a empresa”, afirma.
Por meio de simulações de ataques, o sistema visa treinar os mais diversos setores corporativos, como RH, financeiro, diretoria. “A plataforma oferece ciclos educativos feitos sistematicamente com vídeos e testes de conhecimentos de forma gamificada para proporcionar maior absorção do que é phishing, quais seus riscos e como reconhecê-lo”, explica Marco Carnut, cofundador e CTO da Tempest.
A aplicação dispõe treinamentos em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês), monitoramento em tempo real pelo dashboard que exibe quais usuários foram fisgados, os que fizeram treinamento, qual a pontuação de cada um e até quais deles abandonaram o treino antes de concluí-lo. Além de identificar versões desatualizadas de navegadores web e plug-ins como, flash, java, entre outros.
Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.