Golpe no WhatsApp para Android promete mostrar quem te adicionou no aplicativo

Golpe no WhatsApp para Android promete mostrar quem te adicionou no aplicativo

PSafe diz que mais de 260 mil pessoas já foram afetadas

Ano novo, velhas ameaças. Hackers lançaram mais um golpe que traz dor de cabeça a usuários do WhatsApp no Brasil. Com a falsa promessa de oferecer uma nova função para o aplicativo de mensagens mais usado no País, cibercriminosos induzem usuários a compartilhar a fraude com amigos e baixar aplicativos que proporcionam ganhos financeiros aos golpistas. 

De acordo com a PSafe, mais de 260 mil pessoas já foram afetadas apenas nos primeiros quatro dias do ano.

O ataque é direcionado a usuários do sistema operacional Android e consiste em oferecer ao usuário a possibilidade de ativar nova função do aplicativo para visualizar as pessoas que o adicionaram. Antes de ter acesso a informação, é solicitado o compartilhamento do link contendo a fraude com dez amigos e cinco grupos diferentes.

Com isso, o usuário é direcionado a uma página que induz a instalação de outros aplicativos, que não necessariamente contém vírus. A cada novo aplicativo baixado pelo usuário o hacker ganha dinheiro. Desta forma, ao invés de ter a falsa nova função do WhatsApp liberada, usuários apenas divulgam o golpe e são induzidos a instalar aplicativos.

Para evitar este tipo de golpe, a PSafe recomenda algumas ações como instalar e manter um antivírus atualizado, evitar clicar em links vindos por mensagens e utilizar apenas redes protegidas com senha.

Confira as capturas de telas com o golpe:

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.