Golpe usa falsos cupons de desconto de grandes varejistas

Hackers divulgam pela internet falsos cupons de desconto de Extra, Dafiti, Americanas e Casas Bahia

Grandes marcas do varejo entraram na mira de cibercriminosos. Um novo golpe que circula na internet promove uma campanha falsa que promete desconto em lojas como Extra, Dafiti, Americanas e Casas Bahia. Na ação, hackers usam falsos cupons de desconto para pegar dados pessoais e causar prejuízos financeiros aos usuários.

O ataque foi identificado pela fornecedora de soluções de cibersegurança Psafe, que afirma que os hackers criaram mais de mil sites diferentes contendo esse golpe para dificultar o bloqueio. “Caso algum deles seja denunciado, há outros funcionando e impactando ainda mais usuários. Além disso, eles se aproveitaram da popularidade de grandes marcas para atrair as vítimas”, explica Emilio Simoni, gerente de Segurança da PSafe.

O golpe funciona por meio deu uma progaganda falsa, que oferece ao participante a chance de receber um cupom de desconto de uma das lojas no valor de R$ 2 mil (veja exemplo na imagem). A mensagem diz que, para ganhar, é preciso que o participante cadastre suas informações pessoais – nome, CPF, data de nascimento, e-mail e até endereço para futura entrega do cupom.

Após o preenchimento, as informações são enviadas para cibercriminosos, sem que o usuário saiba. Ainda, as pessoas respondem a mais algumas perguntas, como: “Você quer ganhar dinheiro com seu carro?” Dependendo da opção selecionada, será direcionado para páginas de terceiros. A cada acesso, os hackers ganham dinheiro. Caso o usuário não clique em nenhum critério de perguntas do site, ele é instruído a cadastrar seu celular em um serviço de SMS pago.

Com as informações pessoais em mãos, os cibercriminosos estão aptos a realizar diversas ações que podem causar prejuízos financeiros ao usuário, como utilização do cadastro para serviços de SMS pagos ou outros serviços baseados em CPF.

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.