Mercado migra de outsourcing tradicional para ‘as a service’

IaaS, SaaS e PaaS cresceram 38% no último ano. Outsourcing clássico caiu 4%

O mercado global de terceirização e outsourcing de TI fechou 2016 com saldo positivo e crescimento de 9%, segundo dados da consultoria ISG. Dentro desse segmento, o outsourcing clássico registrou retração de 4%, enquanto que o mercado ‘as a service’ – formado por infraestrutura como serviço (IaaS, na sigla em inglês), software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) e plataforma como serviço (PaaS), saltou 38%.

“Há uma tendência de migração e as a service já representa um terço do mercado global de serviços”, observa Andreas Lüeth, sócio da ISG. Segundo ele, o destaque está nas modalidades IaaS e SaaS, com salto de 54% e 13%, respectivamente. “IaaS é a grande tendência”, completa. Geograficamente, a Europa, de acordo com ele, teve expansão de apenas 2%. Enquanto isso, Ásia/Pacífico cresceu 16% e Américas 14%.

Lüetho assinala que nas Américas é interessante notar que os maiores nomes do mercado de outsourcing tradicional são de empresas globais. No topo, está e IBM, mas ele destaca, ainda, NTT Data, que entrou pela primeira vez na listagem, e T-Systems. Entre os nomes do mercado ‘as a service’, os holofotes estão voltados para Amazon Web Services (AWS), Google, Microsoft, Oracle e SAP.

No Brasil, o executivo aponta que 2015 foi um ano desafiador para outsourcing, mas o ano passado foi de recuperação. Entre os setores que mais investiram em terceirização estão financeiro, saúde, business service e de consumo. Manufatura, por outro lado, teve baixa procura por outsourcing.

Para este ano, observa Lüeth, a expectativa é de que retomada. Tudo indica que o mercado de serviços crescerá dois dígitos, abrindo cada vez mais espaço para o modelo ‘as a service’. Para acessar o estudo completo, clique aqui.

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.