Home > Notícias

4 exemplos práticos de uso da internet das coisas

Caminhões conectados e máquinas de refrigerante são apenas alguns exemplos. Confira os benefícios das novidades

05/07/2018 às 10h28

Foto:

O instituto de pesquisas Gartner estima que até 2020 mais de 20 bilhões de coisas estarão conectadas. Muito além de tendência e buzzword, a internet das coisas (IoT) é realidade e já é aplicada a uma série de processos e empresas. A Atos, companhia francesa de tecnologia, mostrou durante o Atos Tech Days, realizado em Paris, na França, quatro exemplos práticos de IoT. Confira abaixo.

1. Caminhões conectados para manutenção preditiva

Prever e antecipar possibilidades de problemas em máquinas já é possível com IoT. Usando o conceito de caminhões conectados, a Atos mostrou como monitorar o funcionamento do veículo para se certificar de que é possível prevenir falhas ou arrumá-las rapidamente.

No caminhão, uma série de sensores preveem o que precisa de manutenção e uma câmera ajuda a detectar componentes faltantes. Equipado com inteligência artificial (AI, na sigla em inglês), o sistema, baseado no SAP Leonardo, aponta problemas antes que eles aconteçam.

2. Máquina de refrigerante

As máquinas de refrigerantes estão ganhando inteligência. A Cola-Cola Hellenic Bottling Compan saiu à frente no processo e fechou com a Atos um projeto para implementar a solução Codex Connected Cooler e contar com 300 mil resfriadores conectados até o final de 2018.

A solução permitirá à empresa acessar grande quantidade de dados da máquina, incluindo disposição e disponibilidade do refrigerador na loja, temperatura, nível de estoque, correta disposição dos produtos, comportamento e tendências. Atualmente, a companhia conta com algumas máquinas do tipo em operação em quatro países: Suécia, Itália, Irlanda e Bulgária, mas a ideia é levar para todos os 28 países em que a empresa atua.

As máquinas inteligentes também permitirão a interação com amantes da marca por meio de um aplicativo móvel. A ideia é contar com ofertas personalizadas e promoções acionadas por geolocalização, transformando o engajamento digital em aumento nas vendas dos produtos.

3. Máquinas de café inteligentes

Pedir café por meio do smartphone em breve será possível. Essa é a proposta de uma nova aplicação da Atos, que está em fase de testes. A ideia é instalar sensores em máquinas de café, que se conecta a um aplicativo. Por meio do app, é possível solicitar a bebida e pagar por proximidade ou com cartão em uma máquina acoplada.

4. Pague o combustível sem sair do carro

Pagar pelo combustível sem sair do carro já é realidade no Brasil. A ideia da Atos, no entanto, é permitir o pagamento por meio de um aplicativo que se conecta com a bomba por meio de um dispositivo de internet das coisas. Na Alemanha, uma rede de postos já usa o sistema.

Outra tecnologia ainda em fase de prova de conceito detecta o usuário por meio da placa. Nesse caso, o aplicativo é dispensado. A bomba já conta com os dados do cliente, bem como de pagamento e só é preciso incluir a senha para concluir a transação. O recibo é enviado para o celular.

*A jornalista viajou a Paris, na França, a convite da Atos

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail