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4 tendências de tecnologia e consumo no mundo digital

Déborah Oliveira

20/05/2015 às 11h43

4 tendências de tecnologia e consumo no mundo digital
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Para gerar experiências impactantes no relacionamento com seus consumidores, marcas em todo o mundo estão investindo em tecnologias no universo digital. Relatório da Globant, companhia de serviços de TI, mostra o panorama das tendências de tecnologia e consumo no mundo digital indicando que as principais estão presentes em produtos, serviços e estratégias digitais que busquem a participação do consumidores usando as funcionalidades dos telefones inteligentes. 

Entre tais capacidades estão a digitalização de imagens, o geoposicionamento e a interação com os objetos próximos. As principais tendências também se baseiam em funcionalidades que atraem os consumidores, como o uso das dinâmicas dos jogos, a realidade aumentada e as redes sociais, para gerar maior empatia com as marcas.

Veja abaixo as quatro tendências mais expressivas para os próximos meses, apontadas pelo Sentinel Report Q2 2015.

1. Rápida expansão do pagamento cashless (sem dinheiro físico)
O pagamento sem dinheiro busca simplificar a realização de uma compra ou transação comercial, evitando complicações que podem ser geradas no momento do pagamento. Essa tendência baseia-se totalmente em tecnologias móveis e tem uma grande perspectiva de crescimento. De acordo com a Juniper Research, estima-se que que o número aproximado de usuários que realizam pagamentos por celulares atingirá os 450 milhões em 2017, contra os 245 milhões de usuários existentes no início de 2014.

2. Point & Know
Inclui aplicações que permitem apontar, conhecer e comprar por meio do celular. Seja a partir de novas tecnologias ou das já conhecidas (como os códigos QR ou realidade aumentada), as informações contidas em objetos ou prestações de serviço podem ser acessadas pelos smartphones.
 
3. Infolust
Alinhada à necessidade constante dos usuários de acessar uma cada vez maior quantidade de informações, essa tendência reflete a oferta de informação instantânea e objetiva sobre produtos, lugares ou serviços a consumidores cada vez mais ávidos por detalhes. O sucesso dessas estratégias baseia-se na seleção eficaz de informações úteis, em tempo real, evitando que o usuário se perca no oceano de informações disponíveis na Internet.

4. Crowd Express 
O relatório também mostra que os usuários estão cada vez mais dispostos a participar e fazer parte da construção da sociedade. E a tecnologia está impulsionando a sabedoria que surge dessa comunidade conectada. A essa tendência se dá o nome de "Crowd Express". Os consumidores vão criar um corpo de conhecimento publicamente disponível, incluindo o que estão pensando, fazendo, comprando e muito mais. Essa tendência possibilita que as estratégias de marketing sejam mais inovadoras e precisas.

O relatório também revela um perfil emergente de consumidor, que está redefinindo a forma de se relacionar com as marcas. Esses usuários, chamados Playsumers, buscam oportunidades para assumir riscos. Eles querem confiar nas marcas que lhes prometem experiências mais misteriosas e os surpreendam. Hoje, as organizações podem relacionar-se com esses consumidores a partir da tecnologia, fazendo uso de tendências como gamification, redes sociais e wearables.

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