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5 dicas de TI para otimizar a comunicação interna

Guilherme Borini

11/07/2017 às 9h33

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O setor de Tecnologia da Informação (TI) tem se mostrado cada vez mais essencial para as áreas de negócios e um exemplo é a Comunicação Interna. A Iteris, empresa brasileira provedora de serviços de tecnologia da informação, mostra o quanto pode ser bem sucedido e produtivo o casamento entre as duas áreas dentro das organizações.

A intranet continua sendo a principal ferramenta de comunicação interna de uma empresa, mas, como toda solução tecnológica, precisa ser constantemente atualizada e modernizada para atender às demandas de pessoas e processos e para manter a competitividade da organização.

Confira cinco tendências de funcionalidades que tornam a comunicação interna mais eficiente:

1. Integração de processos
A tecnologia atual tornou as intranets ainda mais dinâmicas. Por outro lado, as organizações e seus processos ficam cada vez mais complexos e detalhados, levando a necessidade de implantação de novos sistemas. É fundamental que uma nova plataforma de intranet tenha a capacidade de integração de funcionalidades por módulos, para que possamos priorizar as novas aplicações de forma estratégica, de acordo com as necessidades corporativas, visando o melhor resultado para os processos de negócio, com o mínimo de impacto negativo no workflow dos processos.

2. Funcionalidades sociais
Se você ainda não adotou o conceito de rede social corporativa ou pelo menos algum tipo de funcionalidade social, irá fazê-lo. Todas as atuais plataformas de intranet têm suporte a esse tipo de experiência. A função de comunicação interna precisa estrategicamente definir se quer ser um ponto de apoio ao universo dos colaboradores e transformar sua força em vantagem competitiva para a organização.

Nos últimos três anos, os grandes fornecedores da indústria de tecnologia da informação têm claramente apontado para o investimento em plataformas colaborativas integradas, ao invés de “plugar” funcionalidades sociais às plataformas tradicionais de intranet. Fica evidente que estão migrando para soluções com experiências integradas nativas. As ferramentas de colaboração via SaaS (Software as a Service) se disseminarão ainda mais e melhorarão a produtividade baseada na plataforma de intranet.

3. Segurança de dados
A crescente necessidade de uma melhor segurança de dados de negócios fica evidente, considerando os vários exemplos de violações que são divulgados. Intranets são um veículo natural para quantidade valiosa de inteligência de negócios, bem como de dados pessoais, fazendo com que as preocupações com a segurança sejam mais vitais do que nunca.

4. Melhores interfaces para os usuários
Um dos pontos fundamentais de uma intranet é oferecer um acesso amigável ao usuário, independentemente do dispositivo utilizado ou da situação. Com a chegada e a proliferação dos dispositivos móveis, a necessidade de interfaces mais intuitivas também aumentaram.

5. Mecanismo de busca avançado
Funcionalidades dinâmicas e efetivas de busca são fundamentais para a eficiência e a precisão nas redes e sistemas corporativos. Buscas lentas ou imprecisas podem representar muitas horas de produtividade jogadas fora ao longo de um ano, assim como outros tipos de perdas.

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