Home > Colunas

5 erros que as organizações cometem ao implementar a transformação digital

Por um lado existem organizações que estão colhendo os frutos da transformação, porém há outras que enfrentam barreiras e não sabem como superá-las.

*Marco Antonio Silva

03/10/2019 às 14h29

Foto: Shutterstock

Fala-se muito sobre a transformação digital e tudo o que vem com ela: novas tecnologias, Machine Learning, inteligência artificial, IoT, entre outros pontos. Mas, se por um lado existem organizações que estão colhendo os frutos da sua implementação, há outras que enfrentam barreiras e não sabem como superá-las.

A verdade é que o sucesso na transformação digital depende de fatores internos e externos. Estes últimos são difíceis de controlar, pois envolvem limitações legais, questões de conformidade, condições políticas, situação do mercado etc.

Neste artigo, foco em alguns itens problemáticos que vejo dentro das empresas e que impedem a implementação bem sucedida do processo.

O que é transformação digital?

George Westerman, principal pesquisador do MIT e autor de Leading Digital: Turning Technology into Business Transformation, diz que a "transformação digital marca um repensar radical de como uma organização usa tecnologia, pessoas e processos para mudar fundamentalmente o desempenho dos negócios".

A parte "digital" da transformação envolve a transferência de sistemas e infraestrutura existentes para plataformas e softwares modernizados, além de tecnologias mais robustas. Tudo isso para melhorar processos e a maneira como as tarefas são executadas.

O foco da transformação digital está em cortar custos, melhorar o desempenho dos colaboradores, refinar as operações da organização, tornar a empresa mais segura e, por consequência, aumentar o valor para o consumidor.

Quais são os erros cometidos na adoção da estratégia?

Na minha opinião, a transformação digital é inevitável. No entanto, isso não significa que ela deva ser implementada para ontem, muito menos que exista uma fórmula que sirva para todas as empresas.

Dentre os erros a evitar, elenco aqueles que vejo como sendo mais frequentes e que impedem (ou dificultam) a implementação de uma estratégia em transformação digital.

1 - Falta de foco e objetivos

A transformação digital melhora a experiência do cliente, permite o corte de despesas e otimiza o desempenho da organização. Em suma: oferece vantagem competitiva.

Basicamente, todos saber do porquê a transformação deve ser implementada, mas a questão é: para sua empresa, quais são os objetivos? A velha frase de Alice no País da Maravilhas cabe muito bem aqui. "Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve".

Portanto, defina as metas. Determine os requisitos que darão suporte à realização e, em seguida, analise quais tecnologias devem ser implementadas para atender a esses requisitos. Por fim, crie um plano de implementação de cada uma das tecnologias.

2 - Mudar o que não precisa

Adotar a transformação digital não significa mudar completamente a maneira como sua empresa trabalha e criar (ou buscar) novas soluções para tudo. Muitas vezes, para manter a posição no mercado, tudo que sua organização precisa é introduzir alterações incrementais em suas soluções existentes ou criar novos produtos.

Para evitar mudar o que não precisa, identifique os principais problemas que sua empresa enfrenta atualmente e veja se é possível resolvê-los sem que para isso seja necessário reconstruir um negócio ou uma área do zero.

Aqui é importante também começar avaliando cada um dos processos de negócio. Quando falamos em transformação digital muitas vezes tendemos a pensar em Machine Learning, IoT, entre outros, e imaginamos que as mudanças devem ser grandes.

O ideal é analisar cada um de seus processos e ver como as tarefas repetitivas e mais simples de serem executadas podem ser automatizadas. Muitas organizações falham em adotar a transformação digital porque esquecem de começar pelo "básico" e querem fazer mudanças mais significativas sem um objetivo definido, e sem analisar cada processo individualmente.

3 - Esquecer das pessoas

Um erro comum da transformação digital é focar na tecnologia e esquecer que ela afeta o ativo mais valioso: as pessoas. Por isso, toda empresa que queira implantar a transformação digital deve avaliar quais equipes serão impactadas.

O sucesso da implementação acontece quando todos caminham juntos, entendem o que está acontecendo e, principalmente, sabem do porquê da mudança. Avalie o impacto e mantenha sempre um diálogo aberto, envolvendo os colaboradores.

Ainda sobre as pessoas, um dos erros cruciais é adotar a tecnologia para substituir humanos pensando apenas em economia de custos. Lembre-se: toda empresa é feita de pessoas para pessoas. Automatize processos repetitivos, mas também capacite seus colaboradores para que possam exercer funções mais estratégicas e agregar ainda mais valor. Com certeza, isso ajudará muito no moral dos funcionários.

4 - Falta de um orçamento realista

Não tem como transformar seu negócio sem um investimento. Defina um orçamento que apoie a implementação da transformação digital, mas o faça de maneira realista. Mais uma vez, você não precisa mudar tudo e nem começar com tecnologias mais complexas.

Lembre-se que não existe uma abordagem única. Cada empresa está no seu momento, tem a sua cultura e o seu modelo de negócio.

5 – Ser cauteloso demais

Mudanças incrementais para consertar algo que não faz mais sentido pode ser o mesmo que colocar um band-aid em uma ferida profunda e esperar que ela se cure sozinha.

É importante ser cauteloso frente às mudanças mais ousadas, mas lembre-se que em muitos casos "o jeito antigo de fazer" precisa ser melhorado e mudado. Uma estratégia para não ser 8 nem 80 é adotar mudanças em pequenas doses, sempre baseando-se em dados confiáveis e pensando no longo prazo.

Entendo que implementar a transformação digital é cada vez mais uma necessidade. No entanto, isso não significa dizer que basta apenas inserir a tecnologia e achar que está tudo resolvido.

Existem muitas empresas que falharam na adoção da estratégia justamente porque não planejaram de forma correta como incorporá-la. Para evitar que isso ocorra em sua organização, defina seus objetivos, faça um plano, crie um orçamento, mude o que precisa ser mudado, invista no que for necessário e nunca, em hipótese alguma, esqueça-se das pessoas que fazem sua empresa acontecer.

*Por Marco Antonio Silva, cofundador do Garage Criativa

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail