Home > Notícias

5 tendências tecnológicas que vão impactar os negócios

Tecnologias distintas, porém interligadas, modificarão nossas interações com o mercado nos próximos anos.

Redação

09/09/2019 às 12h54

Foto: Shutterstock

O futuro da tecnologia terá muito impacto tanto nos usuários finais quanto nas companhias. Seja na maneira como consumimos, ou como a indústria tende a distribuir o consumo, as coisas ficarão diferentes.

Na realidade, de certa forma, elas já estão. Um exemplo claro são os serviços de streaming na economia da recorrência. Não apenas isto, temas como a Cloud 2.0 estão sendo cada vez mais comentados.

No meio de todas essas evoluções, claro, ainda sobra tempo para apostarmos em tendências. Estas, se pararmos para pensar, estão muito mais ligadas com a forma como lidamos com a tecnologia do que nunca.

Desta forma, o cloud manager da BRLink, Alan Oka, elencou cinco tecnologias "que servirão de engrenagem para essas e outras transformações no mundo dos negócios."

Sabendo que, basicamente, todas estas já estão sendo aplicadas de alguma maneira (mas não em todas as indústrias), é fácil imaginar um futuro com mais utilizações do tipo.

1 - Rede 5G

Uma das características mais bacanas do 5G é que ele permitirá conexões de baixíssima latência. A tecnologia sem fio aos poucos vai sendo ampliada ao redor do mundo, mas apenas em 2020 deve começar a dar os primeiros passos (reais) no Brasil.

Para Oka, além de maior velocidade de navegação, download e upload, "nova infraestrutura também ganhará da rede atual em quesito de latência e capacidade".

Entre outros, isto significa que ela "abrirá caminhos para os equipamentos autônomos, como robôs e veículos", por exemplo. Serviços de videoconferência para consultas médicas e afins terão ainda mais facilidades neste processo.

A nova rede deverá ampliar "a geração de novos serviços e modelos de negócios", já que também permitirá mais dispositivos conectados ao mesmo tempo.

2 - Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma realidade global e deve seguir como a mais disruptiva das tecnologias nos próximos dez anos, segundo a consultora Gartner.

Incentivado pelo avanço das soluções de Machine Learning, a IA está se expandindo para diferentes esferas e causando grandes impactos, principalmente no que tange o desenvolvimento de novos produtos e as estratégias de relacionamento com o consumidor.

Uma pesquisa realizada pela MIT Technology Review e da Genesy apontou que 90% dos executivos entrevistados utilizam IA para melhorar a experiência de compra e 70% dos participantes alegaram que tiveram aumento na receita.

A adesão dos serviços de IA pelas companhias também trará vantagens para geração de relatórios analíticos e de desempenho, permitindo balanços mais sofisticados e assertivos.

3 - Ética e privacidade digital

O debate mais acentuado sobre ética e proteção de dados, assim como as leis e marcos internacionais, sinalizam que o mundo caminha para uma era pós-digital cada vez mais transparente.

Com o avanço da inteligência artificial, assim como o aumento dos crimes virtuais, a tendência é que ética e privacidade se tornem moedas muito importantes. Em outras palavras, as instituições que não se adequarem às leis e políticas de privacidade sofrerão perdas significativas que vão além da imagem institucional.

As previsões apontam que, até 2021, as instituições que negligenciarem a proteção e privacidade pagarão 100% mais em custos de conformidade em relação às concorrentes que investiram nas melhores práticas. Desse modo, as soluções do mercado de TI mais preocupadas com essa tendência levarão importantes vantagens.

4 - Blockchain

Como parte da discussão sobre proteção de dados, o Blockchain emerge como uma solução bastante atraente. A tecnologia, baseada em banco de dados descentralizado, permite que os administradores tenham acesso a todos os registros de uma transação, deixando-a praticamente imune a qualquer tipo de fraude.

Apesar de se popularizar com as criptomoedas, essa tecnologia é um modelo atrativo também para outros setores. Algumas marcas de varejo e da indústria alimentícia, por exemplo, já começaram a implantar o método para fiscalização e transparência alimentar.

Com isso, as previsões apontam que mais cedo ou mais tarde o Blockchain causará uma disrupção substancial, passando a ser mais presente nas dinâmicas comerciais. Segundo a empresa Cearley, em 2030, a blockchain será um mercado multimilionário e criará US$ 3,1 trilhões em valor de negócios até lá.

5 - Ferramentas e tecnologias para nuvem

Nas próximos anos, espera-se que as empresas usem cada vez menos infraestruturas internas para o armazenamento de dados e adotem mais serviços de nuvem ou alternativas híbridas.

O tempo em que o Cloud era visto como uma solução para poucos já passou e, com isso, novas ferramentas e soluções de Cloud Computing devem surgir pela frente.

Além da redução de custos com hardware, software e instalações, essa solução também permite ganhos com produtividade, escalabilidade e otimização dos recursos tecnológicos. A segurança é outro fator muito interessante desse modelo, com atualizações regulares e políticas de conformidade rígidas.

Um estudo divulgado pela Gartner aponta que até, 2020, empresas que não adotarem serviços em nuvem serão tão incomuns quanto empresas que hoje não utilizam a internet. No entanto, para que tenha total eficiência é necessário que os usuários estejam de conformidade do serviço.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail