Home > Colunas

5G: o Brasil e a alta velocidade, combinação possível?

A 7ª edição do IT Forum X receberá mais de 250 palestrantes em diferentes palcos e praças de conteúdo.

Ana Gabriela De Callis

31/08/2019 às 15h04

Foto: Acervo

Samsung, Xiaomi, LG, Motorola, entre outras, já estão adaptando seus equipamentos para oferecer aos consumidores a conectividade 5G, que chega para revolucionar o mercado. Estamos diante de um avanço tecnológico gigantesco. Isso porque, o 5G tem potencial para mudar a forma que os consumidores utilizam a internet. Será que o mercado brasileiro está preparado?

Tudo isso será discutido no painel “5G e o desafio de conectar o País com alta velocidade que vai acontecer no dia 16 de outubro no IT Forum X.  A 7ª edição do evento receberá mais de 250 palestrantes em diferentes palcos e praças de conteúdo. O tema principal desse ano será “Eu 5.0”, assunto que gira em torno de sociedade e da tecnologia, colocando o ser humano no centro de tudo.

Para falar sobre o assunto receberemos:

Eduardo Neger, Abranet
Diretor de engenharia e cofundador da empresa Neger Telecom, é presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet). Tem forte ligação com a inovação e foi eleito em janeiro deste ano como “Empreendedor do Ano” entre as empresas-filhas da Unicamp.

Atila Branco, Vivo
Engenheiro Eletrônico graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Sistemas de Telecomunicações e Informática pela PUC Campinas, atualmente lidera a Diretoria de Planejamento da Telefónica Brasil, sendo responsável pelo planejamento das redes fixa e móvel, e pela Transformação Digital das redes no Brasil. Integra o grupo Telefónica desde o ano 2000, atuando em diretorias técnicas e em importantes projetos de transformação, entre eles a preparação para o 5G.

Humberto Bruno, Anatel
Engenheiro de Redes de Comunicações e mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Possui MBA em Gerenciamento de Projeto pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especializações em Gestão da Segurança da Informação e Comunicações pela UnB, Padronização e Requisitos de Equipamentos Técnicos (Japão/JICA) e Comunicações Móveis 5G (EUA/USTTI). Atuou no setor privado de telecomunicações como analista de rede. É servidor de carreira da Anatel desde 2007, onde foi assessor de conselheiro, coordenador de processo e gerente substituto na Gerência de Acompanhamento Econômico da Prestação da Superintendência de Competição. Também foi coordenador de processo na Assessoria Técnica, onde hoje exerce a função de chefe. Atualmente, também é conselheiro no Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).

Amanda Lopes, Huawei
Formada em Engenharia Elétrica com pós-graduação em Sistemas da Computação pela Universidade de Pernambuco, além de possuir MBAs em instituições como University of Virginia Darden School of Business e Insper. Iniciou sua trajetória profissional dentro da Huawei na China, país de origem da empresa, em 2013. Voltou ao Brasil para atuar como gerente de desenvolvimento de negócios da Huawei do Brasil, onde trabalha para encontrar novas oportunidades de serviços e soluções que sejam competitivas e tragam benefícios ao consumidor final. A executiva é uma das principais porta-vozes da Huawei, representando a companhia em congressos sobre Customer Experience e serviços 5G em todo o país.


O painel será mediado por Ana Paula Lobo, jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É fundadora e diretora editorial do Portal Convergência Digital, criado em 2005, para a cobertura online do segmento de TICs. Exerceu os cargos de editora no Jornal Computerworld e no Computerworld Online. Jornalista especializada em Telecomunicações, premiada quatro vezes no Brasil com a melhor matéria do ano na área, sendo duas vezes vencedoras do Prêmio Imprensa Embratel. Atua na categoria especializada desde 1994. Antes atuou em Televisão e rádio, nas TVs Manchete, Cabugi (Natal) e no Sistema Globo de Rádio.

O IT Forum X acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Outros temas como big data, metodologias de aceleração, cidades inteligentes, 5G e conectividade serão abordados por mais de 200 palestrantes. Para saber mais sobre o evento é só clicar aqui.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail