Home > Notícias

7 inovações e serviços revolucionários que o 5G promete

Uma das previsões é de que a banda larga fixa e residencial via fibra ótica dará espaço para o 5G

Redação

19/11/2019 às 17h45

Foto: Shutterstock

O 5G é visto como a tecnologia que promete reformular dezenas de aspectos do mercado e da sociedade. Uma estimativa da IHS Markit diz que a tecnologia deve ser responsável por até US$ 13.2 trilhões em vendas e 22,3 milhões de empregos até 2035, por exemplo.

A 5G Americas, no relatório Inovação em Serviços 5G, destaca a substituição da banda larga residencial; jogos em nuvem; redes de energia inteligentes; veículos aéreos autônomos e outros serviços que chegarão com a tecnologia.

Segundo Chris Pearson, presidente da 5G Americas, "já estamos vendo muito trabalho em alguns casos de uso iniciais", mesmo com a implementação comercial do 5G em fase primária.

No relatório, a 5G Americas destacou sete casos promissores de uso da tecnologia, assim que disponível para todos.

Rede fixa sem fio

A 5G Americas aponta que o FWA 5G (Fixed Wireless Access), ou Acesso Fixo Sem Fio, pode substituir a banda larga residencial e comercial. Assim, deixará de ser necessário ter uma infraestrutura fixa de fibra ótica, mas sem eliminar uma conexão ágil.

Com a implementação do 5G, são esperadas soluções de conectividade com capacidades que variam de 10 a 100 vezes, em relação ao 4G.

Jogos em nuvem

Outra boa mudança são os jogos em nuvem. Em suma, isto reduziria o tamanho do hardware utilizado para rodar os games. Um caso prático e atual é o Google Stadia que já está disponível em 14 países.

Os servidores edge e a latência reduzida das redes 5G poderão permitir que jogos em nuvem se tornem mais práticos e acessíveis, mesmo em dispositivos móveis.

Rede de energia inteligente

Uma mudança que podemos experimentar está na comunicação bidirecional em redes de energia. Isso considerando que a tecnologia permitirá detectar, monitorar e ajustar o uso e consumo elétrico remotamente.

Com capacidade muito maior de transmissão de dados e latência baixa, as aplicações de rede inteligente podem se tornar viáveis graças a tecnologia, como citado no relatório.

Realidade Estendida

Outro ponto listado é o de Realidade Estendida (RX). Ele une Realidade Aumentada (RA/AR) e Realidade Virtual (RV/VR) e suas aplicações podem se tornar mais importantes à medida que o setor vem se desenvolvendo.

Assim, a realidade estendida promete criar mundos em 3D, porém mapeando os conceitos da internet com interações "quase" reais. Inclusive, há uma bela aposta de que o conceito consiga alavancar ganhos de receita nos próximos anos para o setor de RA e RV.

Internet aeroespacial

Em locais onde as redes não penetram, de fato, por dificuldades terrestres, o 5G também poderá ser um grande impulsionador. São destacados os sistemas LEO (Low Earth Orbit) e HAPS (High-Altitude Platform Station), que poderão estabelecer Redes Não Terrestres (NTN, Non-Terrestrial Networks) para viabilizar esse tipo de conectividade.

Veículo autônomos no céu

Uma expectativa com a chegada do 5G é a de que teremos veículos autônomos sobrevoando nossas cabeças. No relatório da 5G Americas, isto não parecerá muito difícil também graças a um ponto já citado anteriormente: latência baixa.

A chegada da tecnologia, em conjunto com a robótica, impulsionará a medicina remota, robôs industriais e drones. Ou, neste caso, os Veículos Aéreos Autônomos (UAVs, Unmanned Aerial Vehicles). "A 5G ampliará as capacidades dos UAVs e Sistema de Administração de Tráfego", diz o relatório.

Assistência médica

A 5G Americas ainda relaciona a telemetria como um dos casos de uso da IoT (Internet of Things). São esperados mais investimentos na área de 2017 a 2022, com novas possibilidades para a área da saúde.

Novos dispositivos para atender a saúde também dependerão do URLLC (Ultra-Reliable Low-Latency Communication) para compartilhar e controlar informações precisas. Dentre as tarefas que podem ser realizadas remotamente, o relatório cita "o compartilhamento de vídeos para realizar diagnósticos ou controlar uma bomba de insulina ou realizar uma cirurgia via robô".

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail