Home > Notícias

7 tendências tecnológicas que impactarão o futuro. Você está preparado?

Hays lista e indica que RH terá papel chave nessa virada nos próximos anos

Redação

31/01/2019 às 11h37

Foto:

O avanço contínuo da tecnologia significa que há mais ferramentas disponíveis para os profissionais de Recursos Humanos do que nunca. Para que os líderes de negócios e de RH aproveitem os benefícios que a tecnologia pode trazer, é importante que eles primeiro entendam as tendências que devem impactar os departamentos de RH em 2019.

Jacky Carter, diretor de Engajamento Digital da Hays, diz: "O volume e a velocidade da tecnologia baseada em RH que entrou no mercado nos últimos anos tem sido, às vezes, esmagadora. Ter essa riqueza de ferramentas tecnológicas para escolher significa ter as habilidades técnicas necessárias disponíveis é crucial. Muitos dos que ocupam cargos de liderança em RH provavelmente não têm alta tecnologia em suas próprias habilidades - mas isso está mudando rapidamente."

De acordo com a Hays, as principais tendências tecnológicas para 2019 são:

Novas habilidades

O mundo do trabalho está mudando rapidamente, não apenas na função que os profissionais desenvolvem, mas também no modo como trabalham. Por exemplo, os funcionários esperam cada vez mais padrões de trabalho diferentes em suas carreiras para permitir flexibilidade. À medida que sua vida profissional continua a evoluir com o tempo, suas habilidades também precisam evoluir para acompanhar as mudanças tecnológicas e os estilos de trabalho.

Mensagens, comunicação e colaboração - o e-mail está acabando?

As pessoas estão cada vez mais se comunicando com amigos e familiares através de plataformas de mensagens como o Messenger, WhatsApp, Viber ou até mesmo SMS - mais do que e-mail ou telefonemas. No entanto, muitos profissionais ainda usam o e-mail no trabalho como a forma predominante de comunicação, mas, como ferramenta de comunicação, pode estar se tornando menos relevante.

Automação - está chegando, você está pronto?

É inevitável que muitas tarefas repetitivas sejam substituídas pela automação. No entanto, em vez de temer a mudança e evitar lidar com o impacto, os líderes de negócios e RH devem comunicar as vantagens à sua força de trabalho e começar a abraçar, discutir e se preparar para as mudanças que trará.

Experiência do funcionário - o novo envolvimento dos funcionários

A "experiência do funcionário" está surgindo como o novo termo coletivo que abrange todo o ciclo de vida do funcionário em uma organização - e como ele se sente a esse respeito. A jornada começa antes do emprego na empresa - começando com a marca do empregador, até a integração, gerenciamento de desempenho, engajamento contínuo, bem-estar dos funcionários, a importância dos benefícios dos funcionários e, por último, mas não menos importante, o ciclo de feedback dos funcionários. A cadência e a metodologia sobre como esse feedback é coletado está se tornando cada vez mais sofisticada, usando a Inteligência Artificial para garantir que o foco esteja nos resultados certos que tenham o maior impacto.

Dados e análises as métricas são mais importantes do que nunca

Seguindo a experiência do profissional, os dados e as análises estão se tornando ainda mais importantes, à medida que as organizações coletam, analisam e entendem o impacto de suas estratégias na população de funcionários.

Cultura - com você ou contra você?

A tecnologia só é útil se as pessoas quiserem usá-la; qualquer implementação precisa fazer sentido para quem vai usar. Para garantir que isso aconteça, a maioria das organizações precisa de uma mudança de cultura - muitas vezes do topo da empresa para baixo - para permitir um ambiente de abertura, colaboração e flexibilidade, além de incorporar transparência e "voz do cliente" ao design. clientes internos ou externos. Os líderes de RH têm um papel fundamental a desempenhar na condução e facilitação de uma cultura que abraça e incorpora a mudança no tecido da organização, de uma forma que maximiza o impacto positivo de qualquer nova tecnologia.

Toque humano

E, finalmente, à medida que os avanços tecnológicos continuam a tomar conta e um pequeno número de empregos se torna redundante, alguns podem esperar que o papel do ser humano se torne menos importante no mundo do trabalho à medida que o tempo avança. No entanto, os robôs ainda lutarão com muitas habilidades exclusivas dos humanos e, como resultado, os seres humanos serão insubstituíveis pela tecnologia de várias maneiras.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail