Home > Notícias

8 dicas para uma internet mais segura

Cylance compila lista de orientações de segurança para todos os usuários da web no Dia da Internet Segura

Redação

05/02/2019 às 7h44

Foto:

Lançado há 15 anos pela Insafe Network, o Dia da Internet Segura (SID, da sigla em inglês para Safer Internet Day) acontecerá na terça-feira, 5 de fevereiro de 2019. Do cyberbullying às redes sociais, todos os anos o SID visa sensibilizar para as questões de segurança online e escolhe um tópico que retrate as preocupações atuais. O slogan da campanha, "Juntos por uma Internet melhor", é um chamado para que todos se unam e desempenhem seu papel na criação de uma Internet melhor para todos.

Com isso em mente, a Cylance, fornecedora líder de soluções preventivas de segurança baseadas em inteligência artificial (IA), reuniu algumas dicas e hábitos que são muito simples e podem ajudar a manter seu computador e informações seguros:

1. Atualização constante

Certifique-se de que todos os seus dispositivos estejam totalmente atualizados para as versões mais recentes. Especialmente atualizações da Apple, Google, Microsoft e Adobe. Empresas de software e hardware lançam regularmente atualizações para corrigir vulnerabilidades de segurança que poderiam colocar seus usuários em risco. Não atualizar seu software é o equivalente a ignorar os recalls da fabricante de seu carro.

2. Gerenciador de senhas

Use um gerenciador de senhas que possa criar aleatoriamente senhas longas e exclusivas para cada uma de suas contas online. As pessoas geralmente usam senhas curtas e as reutilizam para várias contas. No entanto, se essas credenciais forem comprometidas, os criminosos poderão acessar todas essas contas de uma só vez.

3. Cuidado com os links

Não clique em e-mails ou links enviados por uma pessoa ou empresa que você não conhece ou uma newsletter para a qual não se inscreveu. Uma das fraudes mais comuns é usar e-mails de phishing que induzem as pessoas a clicar em links infectados que baixam o malware em seus computadores – e, quando o sistema é infectado, os hackers podem acessar tudo: documentos, informações financeiras e pessoais, nomes de usuário, senhas, fotos, histórico de navegação etc.

4. Pechincha? É cilada!

Suspeite de pechinchas “boas demais para ser verdade” e ofertas que você recebe por e-mail ou mensagem de texto. Os cibercriminosos usam a alta demanda por produtos e o desejo dos consumidores de economizar dinheiro como uma manobra para atrair vítimas inocentes.

5. Sites desconhecidos

Desconfie de sites com os quais você não está familiarizado. Prefira sites de e-commerce de boa reputação para fazer suas compras on-line. Se você decidir comprar mesmo assim, use um número de cartão temporário, fornecido pela maioria dos bancos hoje em dia. Os cibercriminosos podem facilmente criar sites falsos, às vezes fingindo ser um site respeitável, e atrair pessoas para infectá-los com malware ou solicitar informações pessoais ou financeiras.

6. Wi-Fi

Não se conecte à redes de WiFi desconhecidas ou sem senha. Os cibercriminosos podem criar redes falsas de WiFi que parecem ser legítimas, nomeando seu ponto de acesso após provedores de serviços de Internet comuns ou usando a palavra "grátis" no nome para que as pessoas tentem se conectar. Uma vez conectados, os bandidos podem assistir o que você fizer online (incluindo a captura de nomes de usuário, senhas, informações de cartão de crédito etc.).

7. Desligue o Bluetooth

Se você não estiver usando o Bluetooth do seu celular, desligue-o. Vulnerabilidades foram encontradas no Bluetooth que permitem que hackers acessem seus dispositivos sem o seu conhecimento.

8. Use antivírus

Use uma solução antivírus de última geração, como a Cylance, que não depende de assinaturas. Em vez disso, ela usa inteligência artificial para identificar malware de forma preventiva. As soluções antivírus baseadas em assinaturas são reativas e não conseguem acompanhar o volume de malware que vemos hoje no mundo, especialmente contra malware exclusivo de um país específico, como o Brasil. Se você tiver de usar um antivírus tradicional, verifique se está atualizando suas assinaturas várias vezes ao dia.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail