Home > Notícias

A Quarta Revolução Industrial: como a tecnologia tem transformado vidas e gerações futuras

13/09/2016 às 16h58

A Quarta Revolução Industrial: como a tecnologia tem transformado vidas e gerações futuras
Foto:

Relógios inteligentes, óculos de realidade aumentada, robótica avançada. Esses são somente alguns dos exemplos de uma nova era tecnológica. A humanidade está experimentando o início de uma revolução que poderá mudar a maneira como as pessoas vivem, trabalham e se relacionam umas com as outras. É diferente de tudo o que já experimentaram.

Para ajudar a sociedade a lidar com essas novidades e ainda usá-las em seu benefício, Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, lançou o livro A Quarta Revolução Industrial, publicado no Brasil pela editora Edipro.

A obra trata sobre transformações tecnológicas e descreve as principais características da nova era, destacando oportunidades e dilemas que ela representa. O autor também explica como a quarta revolução industrial é algo fabricado pela humanidade e a razão pela qual as novas formas de colaboração e governança podem dar forma a esse novo processo para o benefício de todos.

A premissa do livro é que tecnologia e digitalização irão revolucionar tudo, fazendo com que aquela frase tão gasta e maltratada se torne verdadeira: “desta vez será diferente”. Ao escrever o livro, Schwab tem a intenção de oferecer uma cartilha sobre: o que é a Quarta Revolução Industrial? O que ela irá gerar? Que impactos causará na humanidade? O que pode ser feito para aproveitá-la em prol do bem comum?

Além disso, a obra apresenta contexto histórico e mudança sistemática e profunda; megatendências física, digital e biológica; impactos econômicos; mudanças profundas, como big data, economia compartilhada, internet das coisas, robótica avançada, inteligência artificial e neurotecnologias.

O objetivo é gerar maior conscientização sobre a abrangência e a velocidade da revolução tecnológica e do seu impacto multifacetado, criar estrutura para que todos possam pensar sobre a mudança que perfila as questões principais e oferecer uma plataforma que inspire a cooperação público-privada e parcerias em questões relacionadas a essa revolução.

A Quarta Revolução Industrial foi escrita para todos aqueles que se interessam pelo futuro e que estão empenhados em utilizar as oportunidades dessa mudança revolucionária para tornar o mundo um lugar melhor.

Artur Wichmann, gestor de estratégia internacional da Verde Asset Management, comenta sobre o livro: “Jack Welch uma vez afirmou que ‘se a mudança no lado de fora de sua empresa for mais rápida que a do lado de dentro, o fim está próximo’. O livro do professor Schwab é uma contribuição valiosa na busca de uma melhor compreensão desse processo. Você pode concordar com seus argumentos ou discordar deles. A única coisa que não pode fazer é ignorá-los.”

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail