Home > Notícias

AES Eletropaulo e Siemens firmam parceria para fornecer medidos de energia

09/10/2015 às 13h10

AES Eletropaulo e Siemens firmam parceria para fornecer medidos de energia
Foto:

Como parte do projeto Redes Inteligentes, a AES Eletropaulo firmou uma parceria com a Siemens para desenvolver medidores de energia, que tem como objetivo a redução de custos diretos e indiretos da concessionária distribuidora de energia.

 
O EnergyIP é uma plataforma de gerenciamento de dados da medição e aplicação de Smart Grid, projetada para lidar com as complexas implementações de infraestrutura avançada de medição de energia. Com ela, a concessionária espera ganhar eficiência operacional, melhoria nos indicadores de qualidade de serviço e redução das perdas não técnicas.

No ano passado, a AES Eletropaulo realizou a aquisição de 62 mil medidores inteligentes, sendo parte deste montante fornecido pela Siemens.
 
Segundo Sérgio Jacobsen, Gerente Geral da área de Smart Grids da Siemens, esta parceria tem muito potencial de crescimento e trará muitos benefícios também ao consumidor final. "A AES Eletropaulo terá grandes benefícios como redução dos custos diretos e indiretos por meio da funcionalidade de corte-religa remoto e transmissão de dados da medição em tempo real, maior confiabilidade e segurança no fornecimento, além de proteger a receita contra perdas e fraudes", disse.
De acordo com Antônio Almeida, gerente de engenharia da medição e Smart Grid da AES Eletropaulo, ao final do projeto os clientes não precisarão ligar para o call center para registrar uma ocorrência ou mesmo será necessária que o leiturista vá até a residência para medir o consumo. "Por meio dessa solução, a concessionária automaticamente identifica a interrupção e, dependendo do caso, executa comandos remotamente para restabelecer o sistema", explica.

Parte da população do município de Barueri será a primeira a testar a infraestrutura para e poderá gerenciar seu consumo em tempo real por meio do sistema comercial companhia, evitando utilizar energia nos horários de pico, quando o valor de KWh é mais alto. Com os resultados, a empresa irá avaliar como a iniciativa pode ser replicada a outros municípios, inclusive à capital, afirma Almeida.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail