Home > Notícias

Aldo Rebelo é o novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação

Déborah Oliveira

23/12/2014 às 22h12

Aldo Rebelo é o novo ministro da Ciência
Foto:

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, há pouco, o nome de 13 ministros que farão parte da equipe do segundo mandato. Todos os novos integrantes do primeiro escalão do governo devem assumir oficialmente suas funções no dia da posse da presidenta, marcada para as 15 horas do dia 1º de janeiro.

Entre os quais o novo comandante da pasta do Ministério de Ciências Tecnologia e Inovação (MCTI) é Aldo Rebelo que deixa o Ministério do Esporte, no qual coordenou as ações do governo durante a Copa do Mundo. Ele assume no lugar de Célio Campolina Diniz,

Rebelo é membro do PCdoB, jornalista e foi deputado federal eleito por cinco mandatos consecutivos (1989 a 2011). Ele é conhecido pela postura nacionalista e por projetos como o da redução de estrangeirismos na língua portuguesa e o da reforma do Código Florestal Brasileiro. 

Com intensa participação na área das relações exteriores e de defesa nacional, foi membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, sendo seu presidente em 2002.

Presidente da Câmara de 2005 a 2007, foi líder do PCdoB e do governo Lula. Em janeiro de 2004, licenciou-se do mandato de deputado e assumiu a Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República. Nas eleições municipais de 2008, foi candidato a vice-prefeito de São Paulo na chapa de Marta Suplicy (PT). O candidato vitorioso foi Gilberto Kassab, indicado hoje para o Ministério das Cidades.

Natural de Alagoas, Rebelo começou a se interessar por política quando estudava no Colégio Agrícola Floriano Peixoto, na década de 70. Ele ingressou na Ação Popular (AP) e, em 1977, no PCdoB. Em 1979, quando a União Nacional dos Estudantes (UNE) foi reconstruída, Aldo foi eleito secretário-geral e chegou à presidência em 1980. Sua trajetória parlamentar teve início em 1988, quando foi eleito vereador por São Paulo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail