Home > Notícias

Alexa deve ganhar memória e conversar mais naturalmente entendendo contextos de diálogos

Iniciativa está focada em melhorar a capacidade de acompanhar diálogos

Redação

27/04/2018 às 11h08

Foto:

A Alexa, assistente virtual dos produtos da Amazon, em breve, conseguirá se lembrar de informações e ter conversas mais naturais que não exigem todos os comandos atualmente bastante robóticos. Ela também poderá resolver questões em resposta às perguntas, sem instruções explícitas para fazer isso. Os recursos são alguns dos lançamentos que a Amazon deve fazer este ano para melhorar a sua assistente virtual.

A iniciativa, chamada Alexa Brain, está focada em melhorar a capacidade do Alexa de acompanhar o contexto e a memória dentro e entre as sessões de diálogo. Com a atualização da memória, que chegará em breve aos usuários dos Estados Unidos, o Alexa poderá lembrar de informações e recuperá-las como se fosse uma agenda.

Como você vai falar com a Alexa

"Alexa, lembre-se que o aniversário de Sean é 20 de junho". Alexa, então, responderá "Ok, eu vou lembrar que o aniversário de Sean é 20 de junho".

A novidade transforma o Alexa em uma maneira de descarregar informações que você teria que armazenar no seu próprio cérebro ou usando recursos offline ou online para lembretes.

Além disso, a Alexa poderá, em breve, ter conversas mais naturais com os usuários, graças a algo chamado "passagem de contexto". Isso significa que o Alexa conseguirá entender as perguntas e responder adequadamente, mesmo que você não tenha abordado o assunto.

Poderia perguntar: "Alexa, como está o tempo em Seattle?" (relacionado a agora, ao momento. Depois, perguntar: "E esse fim de semana?", e Alexa reponder sobre o futuro (relacionado ao próximo fim de semana). Você pode até mudar de assunto, dizendo "Alexa, como está o tempo em Portland?" e "Quanto tempo demora para chegar lá?" (em Portland) e a assistente virtual ser capaz de entender o contexto das perguntas.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail