Home > Notícias

Algoritmos estão redefinindo arquitetura dos negócios

16/06/2016 às 10h40

Algoritmos estão redefinindo arquitetura dos negócios
Foto:

O termo "negócio algorítmico" é relativamente novo e, de acordo com o Gartner, a prática do uso de algoritmos na indústria já está amadurecida. Dessa forma, líderes de TI precisam começar a desenhar seus negócios com foco em algoritmos, capitalizando o potencial de diferenciação do negócio, e mitigando possíveis riscos envolvidos.

"O desenvolvimento e crescimento significativo de máquinas inteligentes é fator importante na forma como algoritmos emergiram das sombras, e se tornaram mais facilmente acessíveis para todas as organizações", disse Steve Prentice, vice-presidente e Gartner Fellow. Para o especialista, é possível já verificar o impacto dos algoritmos no mundo de hoje, mas ele ressalta que ainda há muito trabalho pela frente a fim de "aproveitar oportunidades e gerenciar os desafios de negócios algorítmicos".

Também na opinião de Prentice, líderes de TI devem analisar como algoritmos e máquinas inteligentes já são usados por concorrentes e até mesmo outras indústrias para determinar se existe relevância para suas próprias necessidades. "O setor de varejo tem estado na vanguarda da utilização de análises e algoritmos para melhorar os resultados dos negócios", ressaltou o executivo, complementando que, hoje, muitos analistas de varejo acreditam que algoritmos que automatizam preços e merchandising podem, em breve, se tornarem o bem mais valioso que um varejista pode possuir.

Na área de recursos humanos, os algoritmos já transformaram a aquisição de talentos à medida que possibilitam avaliar candidatos que mais se encaixam nas vagas. Essa mesma tecnologia, diz o Gartner, pode ser aplicada dentro das organizações para direcionar determinados fluxos de trabalho para as pessoas certas.

No setor da saúde, algoritmos clínicos avançados estão transformando a eficiência das organizações prestadoras de cuidados em saúde e sua capacidade oferecer esse tipo de cuidado.

O Gartner ressalta também que a prática de compartilhar conhecimentos sobre algoritmos e o codesenvolvimento entre organizações com interesses mútuos pode ser relevante para a maioria das empresas.

Novas oportunidades
Prentice afirma que, enquanto os negócios digitais estão transformando organizações, os negócios algorítmicos irão criar níveis ainda mais elevados de disrupção. "Abrir mercados de algoritmos irá rapidamente criar e incentivar todo um ecossistema de desenvolvedores da mesma forma que lojas de aplicativos e dispositivos móveis mudaram de desenvolvimento de software . "

Avanços na tecnologia irão expandir o alcance do recrutamento de talentos, criando uma indústria de talentos virtuais que permitirá às organizações recrutarem máquinas inteligentes e algoritmos para fornecer o tipo de conhecimento que atualmente pertence a pessoas.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail