Home > Notícias

Projeto Vesta: Amazon tem plano secreto para fabricar robôs domésticos e lançar até 2019

Trata-se de um plano ambicioso e ultrassecreto para um robô de uso no lar

Redação

24/04/2018 às 10h01

Amazon Echo com a assistente virtual Alexa
Foto:

Depois do Kindle e do Echo, a Amazon está trabalhando em outra grande aposta: robôs domésticos. De acordo com a Bloomberg, trata-se de um plano ambicioso e secreto para construir um robô para uso no lar. Com o codinome “Vesta”, em homenagem à deusa romana do fogo e dos laços familiares, o projeto é supervisionado por Gregg Zehr, que dirige a divisão de pesquisa e desenvolvimento de hardware Lab126, na Califórnia.

O Lab126 é responsável recentes pelos aparelhos conectados da Amazon: alto-falantes Amazon Echo, decodificadores Amazon Fire TV (dongles), tablets Amazon Fire e o malfadado celular Amazon Fire Phone.

O projeto "Vesta" começou há alguns anos, mas este ano a Amazon começou a aumentar agressivamente as contratações na área. Há dezenas de vagas na página de oportunidades do Lab126 como “Engenheiro de Software e Robótica” e “Engenheiro de Sensores”. Segundo fontes, a varejista deve começar a testar os seus robôs nas casas dos funcionários até o final deste ano e com os consumidores já em 2019.

Robôs domésticos com Alexa móvel

Não ficou claro, porém, quais tarefas um robô doméstico da Amazon poderia executar. As fontes especulam que o robô "Vesta" poderia ser uma espécie de Alexa móvel, acompanhando os clientes em partes de sua casa onde eles não têm dispositivos como o Amazon Echo.

Os protótipos possuem câmeras avançadas e software de visão computacional que permite que se movam pela casa como um carro autônomo. Um porta-voz da Amazon se recusou a comentar "rumores e especulações".

Um ex-executivo da Apple, Max Paley, está liderando o trabalho de visão computacional. A Amazon também contratou engenheiros mecânicos especializados da indústria de robótica. O projeto é diferente dos robôs projetados pela Amazon Robotics, uma subsidiária da empresa, em Massachusetts e na Alemanha (mais focada em robôs para indústria).

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail