Home > Notícias

Até 25% das empresas ainda usam Windows XP

03/04/2014 às 8h50

Até 25% das empresas ainda usam Windows XP
Foto:

O suporte ao Windows XP será encerrado na próxima terça-feira (8). Até aí, nenhuma novidade – o anúncio foi feito pela Microsoft no ano passado. Mesmo com uma intensa campanha para que usuários e companhias atualizem seu parque de PCs, os impactos devem chegar a aproximadamente 20% das companhias, proporção estimada das organizações que ainda terão o sistema rodando na data marcada.

Ainda, aproximadamente um terço das companhias de todo o mundo terão mais de 10% dos sistemas corporativos ainda rodando no XP. O vice-presidente e analista diferencial do Gartner, Michael Silver, recomenda um plano para “se livrar desse legado o mais rápido possível” e mitigar os riscos de segurança com as falhas que se abrirão após o fim do apoio da fabricante.

“Reduza os direitos dos usuários nessas máquinas, restrinja os PCs para rodar apenas as aplicações conhecidas e minimize a navegação web e o e-mail nelas”, menciona. Além disso, ele sugere mover aplicações críticas e seus usuários para computação baseada em servidores. “Onde usuários e aplicações não podem ser movidos por conta de licenças, custos ou questões de capacidade, tenha as aplicações instaladas para acesso em servidores em caso de emergência”, aconselha.

Mesmo em companhias sem o Windows XP, uma máquina unpatched introduzida na rede pode causar problemas. A melhor alternativa, aponta Silver, é colocar o Windows 7 para usuários e aplicações mais críticas rodando agora e trabalhar para disseminar o Winodws 8 no começo no ano que vem.

“A migração para o Windwos 7 provavelmente será maior, enquanto a para o Windows 8 terá mais longevidade – o suporte do Windows 7 termina em janeiro de 2020, daqui a menos de seis anos, e as organizações que se atrasaram e ainda usam o XP não devem se colocar na mesma situação a respeito do suporte dessa versão do sistema operacional”, finaliza o especialista.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail