Home > Notícias

Atos instala em Petrópolis supercomputador, o maior da América Latina

Déborah Oliveira

03/09/2015 às 15h43

Atos instala em Petrópolis supercomputador
Foto:

Atos trouxe para o Brasil a primeira infraestrutura de computação de alto desempenho em petaescala do País para uso livre por parte da comunidade acadêmica. A ação faz parte de uma parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Projetada pela Bull, marca de software e produtos tecnológicos da Atos, a infraestrutura de Computação de Alto Desempenho (High-Performance Computing – HPC) em petaescala é o maior supercomputador da América Latina. Com capacidade para realizar 1,1 milhão de bilhões de operações por segundo, o supercomputador apoiará a pesquisa científica, a inovação e a prestação de serviços de HPC para a sociedade e o governo do Brasil.

Batizado de Santos Dumont, o equipamento coloca o Brasil entre os países líderes que detém recursos de HPC. Áreas comometeorologia, dinâmica molecular e fluidodinâmica computacional já estão se beneficiando do acesso ao equipamento. O Santos Dumont possibilitará avanços significativos em pesquisa e simulações digitais em setores como energia, petróleo, química, física, meio ambiente, meteorologia, astronomia, ciências da vida e nanotecnologia.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail