Home > Notícias

Avanços tecnológicos abrem caminho para ensino a distância

Parceria entre Unisinos e Canvas permite que cursos de Saúde e Engenharia, conhecidos pela alta carga horária prática, comecem a adotar parte de seu currículo a distância em formato híbrido de ensino

05/02/2019 às 14h55

Foto:

O ensino a distância cresce em uma velocidade exponencial em todo o país. De acordo com o Censo Escolar do MEC, a modalidade atingiu 27,3% nos cursos de graduação entre 2016 e 2017. Mas, por um bom tempo, esse fenômeno ficou restrito a cursos teóricos, como direito, administração e contabilidade. Agora, esta realidade está começando a mudar.

Cursos de caráter prático, como medicina e engenharia, estão finalmente disponíveis na modalidade híbrida com potencial de alcance muito maior, facilitando maior desenvolvimento educacional no país. Aproveitando esse novo formato de ensino, a Unisinos, uma das maiores instituições privadas de educação superior do país, migrou este ano para um novo ambiente virtual de aprendizagem que permite ampliar as possibilidades do EaD, o Canvas.

Com sede nas cidades de Porto Alegre e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, a Unisinos lança nesse primeiro semestre de 2019 cursos híbridos de graduação e pós-graduação. Na Graduação, oferta cursos em Engenharia Mecânica, de Produção, Energia e Ambiental, além de quatro cursos na área da saúde: Fisioterapia, Educação Física, Biomedicina e Gastronomia.

A universidade ainda oferece nessa modalidade: Ciência da Computação, Fotografia, Design de Produto e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Nos cursos de graduação as aulas presenciais acontecerão a cada 15 dias. Já nos cursos de pós-graduação, elas serão mensais.

A elaboração dos cursos híbridos é parte das ações definidas no Planejamento Estratégico da Universidade e contou com a participação de pesquisadores de diversas áreas. Durante o período, foram feitas visitas a diversas universidades no Brasil e no exterior que são referências no uso de cursos online. De acordo com o diretor de Educação Online da universidade Vinicius Costa de Souza, foi necessário vencer a resistência de alguns professores no início do processo. Muitos deles acreditavam que poderia haver perda de qualidade, por não oferecer aulas práticas, mas a experiência provou o contrário.

“As resistências internas foram vencidas quando os professores se deram conta de que a carga horária de aulas práticas é igual à de cursos presenciais. Além disso, os cursos híbridos têm a vantagem de oferecer um melhor preparo aos alunos antes das aulas em laboratório. Eles chegam muito mais preparados”, explica o diretor.

Graças a uma parceria com a plataforma de ensino a distância Canvas – adotada pelas melhores universidades americanas -, a Unisinos dará aos alunos a possibilidade de consumir conteúdo em diferentes formatos, como texto, áudio e vídeo. Conhecida pelo seu caráter inovador e por sua flexibilidade, o Canvas tem conquistado a preferência de diversas faculdades privadas no Brasil por oferecer tecnologia de ponta. A plataforma é totalmente compatível com smartphones e permite que professores e alunos desenvolvam processos de aprendizado mais criativos.

“É muito estimulante ver instituições como a Unisinos inovando no uso do ensino a distância. Sempre houve um tabu de que o EaD não seria utilizável em cursos práticos, mas a realidade está mostrando o contrário. É plenamente possível incorporar ambientes virtuais de aprendizagem como o Canvas em cursos da área de saúde e de engenharia. O importante é que a plataforma possa se adaptar às especificidades de cada curso. E esse é o diferencial do Canvas”, afirma Lars Janér, diretor do Canvas para América Latina.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail