Home > Notícias

Avião movido a energia solar inicia volta ao mundo

Déborah Oliveira

09/03/2015 às 15h16

Avião movido a energia solar inicia volta ao mundo
Foto:

O avião Solar Impulse 2 (Si2), totalmente movido a energia solar, fez hoje (9/3) seu primeiro voo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e iniciará, em seguida, sua volta ao mundo sem a utilização de combustível fóssil.

Desenvolvido pela Solvay, grupo químico internacional, Bayer AG, ABB, Schindler e Omega Masdar, o avião viaja a velocidades entre 50 e cem quilômetros por hora e voará 25 dias distribuídos por cinco meses, equipado com 15 produtos Solvay aplicados em mais de 6 mil componentes, incluindo seus plásticos, polímeros, fibras, filmes, lubrificantes e revestimentos. 

O Solar Impulse 2, pilotado pelos suíços Bertrand Piccard e André Borschberg, também conta com Emana, microfibra têxtil criada pela Rhodia, que faz parte do uniforme oficial de viagem dos pilotos. Espécie de segunda pele, a roupa age para melhorar a microcirculação sanguínea, contribuindo para o retardamento da fadiga muscular dos pilotos durante o voo.

Em sua jornada, o S12 deverá percorrer 35 mil quilômetros e parar em 12 locais, incluindo escalas na Índia, China, Estados Unidos e Europa ou na África do Norte, antes de retornar para Abu Dhabi. Entre os principais desafios da jornada está o voo ininterrupto de cinco dias e noites da China para o Havaí.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail