Home > Notícias

Bcredi adota linguagem de programação referência no Vale do Silício

Com o uso da Elixir, a fintech reduziu custos e ganhou mais agilidade e eficiência, aprimorando os serviços para os clientes

23/05/2018 às 16h12

Foto:

Sempre atualizada e investindo constantemente em tecnologia, a Bcredi, fintech que oferece crédito imobiliário de forma rápida e descomplicada em um processo 100% online, implementou em sua plataforma a linguagem de programação Elixir, baseada na tecnologia Erlang, popularizada entre diversas empresas do Vale do Silício, como Pinterest e WhatsApp.

Com a nova linguagem, a fintech conseguiu otimizar seu serviço e ainda diminuir cerca de 90% dos custos que tinha para manter sua antiga estrutura. Além da economia, Elixir também permitiu migrar toda a plataforma da Bcredi para a nuvem. Com isso, a empresa consegue ser muito mais eficiente utilizando menos recursos.

“Elixir tornou a nossa plataforma muito mais ágil e prática para o trabalho da equipe de desenvolvimento. Temos a tecnologia como nosso core business, por isso investimos fortemente na área sempre buscando as melhores opções disponíveis que possam acompanhar e se adaptar às transformações do mercado para aprimorar o nosso negócio”, diz Fredy Artur Schaible (foto), CTO da Bcredi.

Para os clientes da fintech, a linguagem também oferece vantagens, como melhor usabilidade e maior velocidade. “Caso muitos usuários estejam acessando a plataforma ao mesmo tempo, Elixir também permite aumentar a disponibilidade de forma dinâmica sem afetar o cliente, e ainda pode ser integrada facilmente com novas inovações, o que é um ponto positivo para os projetos futuros da empresa”, explica Schaible.

Criada há seis anos pelo brasileiro José Valim, Elixir é uma linguagem de código aberto reconhecida por especialistas como uma revolução na tecnologia de computadores. O grande diferencial dessa inovação é que Valim tomou como base uma linguagem antiga, Erlang, utilizada desde a década de 70 por empresas do setor de telecomunicações, e simplificou o processo para desenvolvedores de software. Isso permitiu que a linguagem pudesse ser adotada por outras empresas de uma forma simples, com poucos códigos, garantindo a mesma estabilidade da área de telecom e aumentando a qualidade dos produtos digitais.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail