Home > Colunas

Black Friday: Inteligência Artificial na tomada de decisão da indústria

Nos últimos 5 anos, o crescimento da Black Friday no Brasil ocorreu em níveis superiores ao dos países europeus

*Redação

06/11/2019 às 14h42

Foto: Shutterstock

Na última sexta-feira do mês de novembro, dia 29, acontece a tão famosa Black Friday. Nos últimos 5 anos, o crescimento do evento no Brasil ocorreu em níveis superiores ao dos países europeus, se tornando uma das sazonalidades mais importantes para o mercado. No e-commerce, o Black Friday é o evento mais importante do ano. Segundo dados da eBit Nielsen, houve um crescimento de 23% no faturamento de 2018 com relação ao ano anterior nas compras online. E estima-se que em 2019, o setor de Bens Duráveis, por exemplo, deva faturar em torno de R$13,5 bilhões nesta data, segundo estudo da GfK.

Desde 2016, a Black Friday no Brasil ultrapassou o Natal em faturamento no mercado de bens duráveis.

A Black Friday existe no Brasil desde 2010, portanto muitas empresas já conhecem as principais dores relacionadas à esta promoção. Quando falamos mais especificamente da cadeia de suprimentos alguns dos principais problemas são: má previsão de demanda, falta de estratégia eficiente de estoque, capacidade de produção inadequada, estratégia de transporte inapropriada, entre outros. Todos estes aspectos causam perdas ao negócio e afetam a experiência do cliente. Portanto a empresa precisa estar muito atenta a toda a jornada de compra do consumidor, desde o momento em que ele concretiza uma compra até a chegada da mercadoria em sua residência.

O Gartner realizou um importante estudo sobre "As chaves para solucionar os principais desafios de S&OP (Sales & Operations Planning)," e cita que o maior obstáculo para alcançar resultados na cadeia de suprimentos, está relacionado à "Acuracidade na Previsão e a Variabilidade da Demanda". Outro desafio mencionado na pesquisa, é que muitas empresas ainda realizam um ciclo mecânico de S&OP, onde o processo foca em relatórios mensais da cadeia de suprimentos com pouca relevância para líderes de negócios.

Quando focamos nos desafios da demanda, a LLamasoft, empresa líder de soluções para Tomada de Decisões Estratégicas em Supply Chain, possui uma solução em que as empresas têm a possibilidade de descobrir os reais influenciadores que afetam sua demanda, realizar projeções de médio e longo prazos e tomar decisões, baseadas em dados, e não mais em intuições e incertezas. Segundo Ivan Jancikic, diretor de Serviços da LLamasoft, muitas ferramentas tradicionais utilizam métodos de estatísticas simples e com enviesamentos. Trabalhamos com técnicas de segmentação da Inteligência Artificial que aprendem e identificam, sistematicamente, itens similares e priorizam as ações para a previsão de demanda futura mais acurada. Nossos clientes identificam melhorias de 10 a 30% em suas previsões de demanda de curto, médio e longo prazos. O peso da análise de demanda é tão forte que, sua formulação precisa pode se tornar a diferenciação competitiva de uma empresa", informa Ivan Jancikic.

Líderes de negócios precisam tomar decisões complexas tanto num evento sazonal como o Black Friday, quanto no ambiente extremamente volátil e cheio de incertezas em que vivemos. Para isso, ferramentas como Digital Twin da Cadeia de Suprimentos, ou seja, a digitalização do Supply Chain, está disponível para que as escolhas mais corretas possam ser tomadas, mesmo antes de operacionaliza-las. Com a criação de inúmeros cenários de toda cadeia de suprimentos, é possível realizar trade-offs, mitigar riscos, melhorar indicadores de cost-to-serve e rentabilidade e, consequentemente atingir melhores níveis de satisfação do cliente.

"É essencial ter ferramentas e processos tecnológicos que permitam tomar decisões estratégicas mais rapidamente e que construa uma capacidade para responder de forma ágil às situações planejadas e não planejadas da cadeia de suprimentos. Riscos ligados à má previsão de demanda, deficiências no planejamento de estoque, transporte e da capacidade de produção podem ser facilmente visualizados, simulados e analisados para que líderes inovadores tenham alto grau de assertividade em suas complexas decisões do dia-a-dia", comenta Jancikic.
*Sobre a LLamasoft, Inc.: sediada em Michigan, a LLamasoft é líder em soluções para Tomada de Decisões Estratégicas em Supply Chain. Desenvolvida com o mais abrangente conjunto de analíticas do Supply Chain, a tecnologia da LLamasoft, ajuda líderes de negócios a desenharem a cadeia de suprimentos que necessitam para atingir rentabilidade, melhorias em serviços e metas de crescimento. A LLamasoft cria uma verdadeira visão de ponta-a-ponta da cadeia global para revelar o desenho ideal, avaliar trade-offs e permitir a tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais dentro de perspectivas temporais. No mundo, mais de 750 companhias confiam na LLamasoft para responder as mais complexas questões do Supply Chain e já registraram mais de US$ 13 bilhões em valor acumulado. No Brasil, cerca de 60 já utilizam a solução para modelar, otimizar e simular suas cadeias, conduzindo a grandes melhorias em custos, sustentabilidade e mitigação de riscos. Atualmente, a empresa trabalha em parceria com organizações humanitárias, entidades governamentais e é membro do "World Economic Forum".

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail