Home > Notícias

Bosch aposta em tecnologias para casas e cidades inteligentes

05/01/2016 às 23h34

Bosch aposta em tecnologias para casas e cidades inteligentes
Foto:

A Bosch está desenvolvendo uma série de soluções com foco em quatro áreas de atuação: casas inteligentes, cidades inteligentes, mobilidade conectada (que inclui soluções para veículos) e indústria 4.0.

Na categoria casas conectadas, a empresa trabalha em produtos que possam transformar as casas mais seguras e convenientes, conectando dispositivos à internet e também uns aos outros. "Temos sonhado coletivamente com casas inteligentes que antecipam nossas necessidades", disse o CEO da companhia, Volkmar Denner, em apresentação que aconteceu nessa terça-feira (5/1) durante a CES. 

O executivo afirmou que a ideia é que tudo possa se tornar tão conectado que tornará fácil o controle do ambiente. "Tão fácil quanto apertar um botão", disse, complementando que em uma década, o mundo terá 230 milhões de casas que apresentarão algum tipo de conectividade nesse sentido. "Imagine não ter mais que se preocupar se esqueceu de fechar a porta de casa, ou mesmo se deixou a janela aberta em um dia de chuva", contou o executivo, citando algumas das infinitas possibilidades que a empresa prevê para esse tipo de tecnologia.

Para a categoria, a Bosch possui um sistema de controle para casas inteligentes que conecta dispositivos à internet e a um aplicativo que pode ser operado de qualquer lugar. O sistema utiliza sensores da própria empresa para determinar se uma janela está aberta ou fechada, por exemplo, e regular a temperatura em um determinado quarto, de acordo com a preferência do usuário.

O CEO também deixou claro que a empresa está sempre em busca de parcerias para o desenvolvimento de novas criações. "Acreditamos que nenhuma empresa conseguirá conectar o mundo sozinha", afirmou. Como exemplo disso, o executivo citou a parceria da Bosch com a Philips para o desenvolvimento de lâmpadas inteligentes e conectadas.

Essa mesma tecnologia está sendo aplicada para além do interior das casas e utilizada em benefício público, para cidades inteligentes. De acordo com Denner, a Bosch desenvolve soluções que possam trazer benefícios nas área de mobilidade, infraestrutura, energia (com o intuito de diminuir o excesso e a pegada de carbono do mundo) e segurança.

Um dos sistemas citados pelo executivo para exemplificar o esforço nessa área foi o de estacionamento inteligente, que, com dados de sensores, mostra onde há vagas disponíveis na cidade. "Quase um terço do trânsito nas ruas é causado pela busca por locais para estacionar. Imagine, então, os benefícios que podemos conseguir com iniciativas como essa", afirmou. Ainda de acordo com ele, iniciativas nesse sentido estão sendo feitas na Espanha, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos.

Na parte de conectividade móvel, a empresa trabalha com foco em carros desenvolvendo uma série de recursos e sistemas para assistência ao motorista e levar mais segurança. “A maneira de minimizar distrações de motoristas é fornecer a informação certa, no momento exato”, afirmou Denner. 

Nesse sentido, a companhia mostrou na feira um carro com painel e console centrais que foram transformados em um display eletrônico, no qual as informações mudam de acordo com o cenário apresentado - se um pedestre se aproximar pela direita, por exemplo, uma sequência de luzes é acionada para alertar o motorista. "Nossa motivação é tornar o trânsito mais seguro e, visto que a maioria dos acidentes é causado por erro humano, a tecnologia pode salvar vidas", disse.

Por fim, a Bosch também tem desenvolvido iniciativas para indústrias, para trazer mais inteligência e, especialmente, economia de milhões de dólares anualmente até 2020. “A produção no futuro é inteligente, flexível e conectada. Somos fornecedores de ambos software e hardware para a indústria 4.0", disse o executivo. A empresa possui mais de cem projetos nesse sentido, em 250 plantas espalhadas pelos Estados Unidos, China, Índia, República Checa e Alemanha.

Todas as quatro vertentes apresentadas por Denner possuem projetos que serão exibidos pela Bosch durante a CES.

*A jornalista viajou para Las Vegas a convite da CTA, responsável pela CES

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail