Home > Notícias

Carreira de desenvolvedor de APIs está em alta

Segundo relatório da Freelancer.com, jobs nesta área subiram mais de 352%

Redação

21/02/2019 às 11h10

Foto: Shutterstock

A Freelancer.com, mercado on-line para freelancers e crowdsourcing do mundo, divulga o último relatório Fast 50 Report, que analisa as tendências de emprego freelancer que dominaram o mercado em 2018. Com base em quase dois milhões de vagas publicadas na plataforma, o relatório analisou as 50 categorias de trabalhos de maior crescimento e declínio durante o ano.

Na área de TI, os empregos relacionados ao desenvolvimento web em API foram os que mais aumentaram, com um incremento de 352,4%, representando 4,6 mil posições geradas durante o ano. Esta foi a segunda categoria que mais cresceu de todas as vagas computadas na plataforma, atrás apenas dos produtores de texto.

Na sequência dos que mais cresceram no mercado de tecnologia da informação, os jobs com Blockchain apresentaram expansão de 300,8%, seguidos de Templates Shopify (110,7%), que desempenham um papel cada vez mais importante no desenvolvimento de sites de e-commerce.

Enquanto trabalhos envolvendo a criação de conteúdo web e o desenvolvimento de ambientes online cresceram substancialmente em 2018, empregos em outras áreas de desenvolvimento de software viram uma queda em sua popularidade, ao longo de 2018.

Um importante registro dessa tendência foram as vagas para Desenvolvimento de Software, que retraíram 70,7%, com 9.212 empregos em 2018, frente os 31 mil jobs em 2017. A categoria App Designer também experimentou uma diminuição de 70,7% no ano passado, seguida pelos trabalhos de desenvolvedor de aplicativos, cuja redução foi de 66,1% no mesmo período.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail