Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


9 recomendações de livros de líderes de TI no Brasil

Por Redação

em Carreira

4 meses atrás

CEOs e CIOs dão suas dicas de obras para contribuir para o aprimoramento e fortalecimento da gestão

A leitura pode gerar diversos benefícios essenciais para o desenvolvimento das pessoas. É por isso que o hábito é incentivado desde criança. Na vida profissional, a leitura ajuda a ampliar o repertório, a entender melhor situações e aprimorar a atuação.

No Leadership Academy, programa de entrevistas digital da IT Mídia, diversos líderes de TI no Brasil fizeram suas recomendações de livro para aprimorar a liderança. Reunimos as últimas sugestões para que você possa aproveitar as férias e mergulhar na leitura. Confira abaixo.

Cássio Pantaleoni, presidente do SAS Brasil

Para os líderes de hoje e do amanhã, Cássio Pantaleoni, presidente do SAS Brasil, recomenda duas obras literárias. A primeira delas é o Homo Deus: uma breve história do amanhã, de Yuval Noah Harari. “É um livro inspirador, que mostra como vamos lidar com o avanço da inteligência artificial”, comenta. O outro é um clássico: Pêndulo de Foucault, de Umberto Eco. “Liderança é um pouco do pêndulo. Tem de ter maleabilidade de entender que o que é receita de sucesso hoje, não é mais amanhã”, finaliza.

Jesus Garcia, CIO da Associação Congregação Santa Catarina (ACSC), e Fiamma Zarife, diretora-geral do Twitter Brasil

Para os que buscam um apoio na literatura para reforçar a liderança, Jesus Garcia, CIO da Associação Congregação Santa Catarina (ACSC), recomenda o livro “Organizações Exponenciais“, dos autores Salim Ismail,‎ Michael S. Malone e‎ Yuri Van Geest. “Na obra, eles explicam porque uma empresa tradicional é diferente de um negócio que já nasce com o desafio digital.” Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:

Fiamma também recomenda a obra de Ismail, com quem ela teve a oportunidade de aprender durante sua especialização na Singularity University, nos Estados Unidos.

Lyzbeth Cronembold, diretora de Tecnologia Digital (CDO) do Grupo Band

Lyzbeth Cronembold, diretora de Tecnologia Digital (CDO) do Grupo Band, lê no momento o livro “The Internet to the Inner-Net: Five Ways to Reset Your Connection and Live a Conscious Life”, do evangelista do Google, Gopi Kallayil, que fala sobre a questão de sair do mundo das conexões para se autoconhecer e elevar o processo criativo, passando a ter consciência da sua contribuição no ecossistema.

José Duarte, presidente da VMWare Brasil

Liderança próxima é uma das bandeiras de José Duarte, presidente da VMWare Brasil. Uma característica tão presente, que ele recomenda a leitura do livro “Transformando Suor em Ouro”, do treinador de vôlei Bernardinho. “Eu o admiro por sua liderança próxima e construção de times vencedores. Não acredito em resultado de uma pessoa só”, concluiu.

Rodrigo Galvão, presidente da Oracle Brasil

Com a busca do conhecimento entre seus pilares de atuação, Galvão recomendou um livro, que está lendo para essa finalidade, o “Rebeldes Têm Asas”, de Rony Meisler, fundador da Reserva e filho do vice-presidente-executivo da Oracle América Latina, Luis Meisler, e Sergio Pugliese. “A obra traz uma grande lição na forma de gerir pessoas e marcas com base em um propósito”, resumiu ele.

Edenize Maron, gerente-geral da Rimini Street para América Latina

Edenize Maron, gerente-geral da Rimini Street para América Latina, recomenda “Assim falou Zaratustra”, um verdadeiro clássico de Friedrich Nietzsche. “Assim como autor, sempre gostei de tempestades. Respeitava, mas gostava de ver. E o que o livro prega é que temos de admirar a tempestade, porque vemos o tamanho da nossa pequenez. Somos pequenos e não adianta viver com outro cosmo”, finaliza.

Ana Lucia D’Amaral, CIO da Liberty Seguros

A executiva Ana Lucia D’Amaral, CIO da Liberty Seguros, cita O Poder do Hábito – Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios, de Charles Duhigg, que contribui para a transformação das pessoas em várias esferas.

Jorge dos Santos Carneiro, presidente da Sage

A sugestão de Jorge dos Santos Carneiro, presidente da Sage é Jack: Straight From the Gut, de Jack Welch, que aborda a importância de se relacionar com as pessoas e ser autêntico.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail