Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


9 tarefas dos contadores que serão automatizadas em 10 anos

Por Redação

em Carreira

3 meses atrás

Estudo da Thomson Reuters indica profundas transformações nesse mercado até 2028

Como você enxerga o futuro da sua profissão? Foi com base nessa pergunta, que a Thomson Reuters entrevistou diversos talentos. Para os contadores, o resultado foi surpreendente. Quase 75% deles acreditam que suas profissões mudarão completamente nos próximos dez anos em razão dos avanços tecnológicos.

Feita com a participação de 300 profissionais ativos no mercado, o levantamento afirma que os principais impactos neste setor serão na tecnologia, automação e no conhecimento.

Quando questionados sobre as possíveis mudanças de tarefas nas empresas e departamentos contábeis, mais de 95% dos entrevistados afirmaram que suas atribuições provavelmente mudarão com as tecnologias. A afirmação, segundo a pesquisa, se justifica pelos recursos digitais que o mercado tem apresentado para esse profissionais. Elas têm possibilitado aos contadores armazenar cada vez mais a base de trabalho e de documentos na nuvem, o que reduz o tempo para o acesso aos arquivos físicos.

Automação

Sobre a automação, 78% dos entrevistados preveem que sempre quando possível, durante a próxima década, as empresas de tecnologias desenvolverão soluções que automatizarão as tarefas consideradas críticas e de extrema atenção destes profissionais. Tarefas que, além de adaptar as suas soluções às constantes mudanças tributárias e legislativas que cada país tem de seguir, estas empresas especializadas auxiliarão ainda mais na rotina de trabalho dos contadores.

Tecnologia digital

Já sobre o conhecimento, a pesquisa aponta que 89% dos especialistas consideram que a tecnologia digital em nuvem é uma das áreas mais críticas de entendimento. Essa afirmação sinaliza que, com o aumento da interação entre a contabilidade e a tecnologia, na próxima década, o contador terá de conhecer a fundo as funções das tecnologias digitais, para assim assumir as futuras novas funções, principalmente as voltadas ao gerenciamento de serviços na nuvem, que tende a se tornar uma parte relevante da atividade.

O levantamento conclui que o aumento do uso da tecnologia tende a tornar o dia a dia dos contadores mais eficiente, deixando que estes profissionais se dediquem a outras iniciativas de trabalho, o que possibilitará que estes contadores se tornem consultores e estejam mais próximos dos seus clientes.

Tarefas automatizadas

Até 2028, o estudo prevê que as três principais tarefas que serão automatizadas, em ordem de importância serão a “Escrituração contábil”, a “Coleção de dados” e as “Declarações fiscais”.

Segue a classificação de importância das principais tarefas que serão automatizadas até o ano de 2028:

1º lugar – Escrituração contábil

2º lugar – Coleção de dados

3º lugar – Submissão / Arquivamento de declaração de imposto

4º lugar – Geração de relatórios

5º lugar – Preparo de retorno de imposto

6º lugar – Recordes financeiros

7º lugar – Comunicações com o cliente

8º lugar – Planos de negócios

9º lugar – Auditoria

 


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail