Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

Conheça cursos de TI on-line e gratuitos para acelerar sua carreira

Por

em Carreira

7 meses atrás

Empresas, entidades e governo oferecem oportunidades acessíveis para quem quer desenvolver habilidades e se aprimorar em tecnologia

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é importante se manter atualizado e continuar estudando para desenvolver habilidades, aprofundar conhecimentos e acelerar a carreira. Na área de TI, uma das que mais crescem atualmente, não é diferente.

Embora a oferta de vagas no setor seja abundante, a mão de obra qualificada ainda é escassa. A boa notícia é que não faltam oportunidades acessíveis para quem quer se aprimorar em tecnologia, independentemente de atuar na área ou não. E o melhor, sem desembolsar uma fortuna por isso.

Veja a seguir algumas opções de cursos gratuitos de TI disponíveis pela internet:


Brasil Mais TI

O portal do programa Brasil Mais TI, iniciativa criada em 2013 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Educação (MEC), disponibiliza atualmente 46 cursos on-line para mais de 320 mil alunos cadastrados com idade entre 16 e 55 anos. Os cursos são apoiados por gigantes do mercado como Microsoft, Huawei, Totvs, Accenture, Softwell, Ydea e Estados Unidos.

O principal objetivo do programa, que possui capilaridade em todo Brasil, é diminuir o índice de desistência nos cursos de ciência da computação. O portal fornece cursos e diversas ferramentas possibilitando aos usuários testarem suas aptidões para TI antes de ingressarem na graduação, diminuindo a lacuna que existe na área e qualificando mão de obra para o mercado.

Coursera

O Coursera é uma plataforma criada pelas universidades norte-americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania, que oferece 2,4 mil cursos on-line para mais de 30 milhões de alunos registrados. Embora a maioria dos cursos possa ser feito gratuitamente, para completar as atribuições e ganhar um certificado, você deve pagar uma taxa ou solicitar ajuda financeira.

Segundo o site, o objetivo da plataforma é tornar possível a qualquer pessoa sem experiência conseguir um emprego bem remunerado em tecnologia. A partir de janeiro, o Coursera oferece um Certificado de Suporte de TI em parceria com o Google.

No Brasil, os cursos mais populares de TI em 2017 foram:

1 – Introdução à ciência da computação

2 – Inglês para tecnologia, ciência, engenharia e matemática

3 – Criação de startups: como desenvolver projetos inovadores

4 – Machine learning

5 – Orientação a objetos com Java

6 – Introdução ao controle de sistemas

Globalmente, os cursos de TI mais populares em 2017 foram:

1 – Machine learning

2 – Bitcoin e outras criptomoedas

3 – Programação para todos

4 – Algoritmos

5 – Redes neurais para machine learning

Cursos oferecidos por empresas

Trailhead – Salesforce

Muitas empresas de TI também estão criando programas gratuitos de qualificação profissional a fim de aumentar o número de profissionais capacitados na área. A fabricante de software Salesforce, por exemplo, disponibiliza desde 2014 o Trailhead, plataforma de aprendizagem interativa e em formato de jogos.

Todo o material oferecido foi criado pela própria companhia e permite que qualquer pessoa desenvolva as habilidades necessárias para usar e se beneficiar das tecnologias Salesforce.

Os conteúdos vão desde o que é um CRM e como a Salesforce pode ajudar a alavancar as suas vendas, até a como criar um relatório customizado.

TIM Tec – TIM

O TIM Tec é uma iniciativa do Instituto TIM, criado pela operadora em 2013 com a missão de prover e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, que promovam o desenvolvimento humano no Brasil, tendo a tecnologia móvel entre os principais habilitadores.

De acordo com Anna Carolina Meirelles, especialista do Instituto TIM, todos os cerca de 30 cursos do TIM Tec são on-line e gratuitos. As disciplinas englobam linguagens de programação, banco de dados, websites, desenho de jogos, aplicativos, entre outras.

“O Instituto TIM acredita que inovações tecnológicas são a base de uma nova forma de trabalho e faz parte da nossa estratégia investir na criação e democratização de recursos que promovam a inclusão tecnológica”, afirma Anna Carolina.

Com relação à certificação, os usuários poderão obter um atestado de horas digital, disponível no final do curso. Já alunos de instituições parceiras do TIM Tec devem consultar a instituição para verificar os requisitos necessários para receber uma certificação.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail