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Mindfulness: 4 passos para usar a técnica e aumentar a produtividade no trabalho

Por Redação

em Carreira

1 mês atrás

Especialista ensina como introduzir a prática em sua rotina e mudar hábitos em prol da produtividade

Mindfulness, ou Atenção Plena, como é chamado no Brasil, é uma técnica que traz como benefício manter o foco, estar presente e ganhar consciência de nossos sentimentos e sensações físicas. Quem explica é Vivian Wolff, Coach de Vida pelo Integrated Coaching Institute (ICI); formada em Mindfulness pela Georgetown University Institute for Transformational Leadership, Washington DC.

Em forma de meditação diária, a técnica, diz, é considerada uma boa aliada ao aumento da produtividade e está se tornando incrivelmente popular no ambiente de trabalho. Empresas do mundo todo proporcionam o aprendizado de Mindfulness a seus funcionários.

“Algumas criaram cursos tão completos que os oferecem, inclusive, a profissionais de fora. É o caso do “Search Inside Yourself Leadership Program”, desenvolvido no Google, que ensina Mindfulness juntamente com Inteligência Emocional, Neurociência e técnicas de liderança”, exemplifica a profissional.

Para quem quer introduzir a prática em sua rotina, o recomendável é chegar aos 20 minutos diários de meditação. Mas, se você não tem todo esse tempo, não desista, ensina. Veja algumas dicas de Vivian de como começar aos poucos:

1- Respire em momentos críticos

Parece impossível parar para respirar quando o máximo que você consegue é se controlar para não mandar tudo às favas e sair correndo. No entanto, antes de entrar na reunião com o chefe autoritário ou aprovar uma grande mudança no orçamento anual, feche os olhos por cinco minutos, inspire e expire atentamente várias vezes, observando o caminho que o ar faz ao entrar e sair de seu corpo.

Prestar atenção na sua respiração ajuda a reconhecer os sentimentos que estão aflorando no momento (estresse, raiva, medo, ansiedade), ganhar maior controle sobre eles e agir de modo mais calmo e consciente.

2- Comande seus e-mails – e não deixe que eles mandem em você!

Verificar os e-mails regularmente pode parecer uma forma efetiva de não deixar acumular mensagens sem ler. Porém, a constante interrupção e falta de atenção que isso provoca pode ter exatamente o efeito contrário. Treinar o foco é o objetivo desse ponto.

Dedique um tempo de forma consciente ao seu inbox e defina horários para checar seus e-mails, como logo ao chegar ao trabalho, no fim do dia ou entre tarefas que requerem concentração. Tente também desabilitar os alertas de chegada de novas mensagens.

3- Mantenha o telefone por perto, mas longe do alcance das mãos

Verificar a cada dez minutos o grupo de WhatsApp dos amigos do colégio pode ser divertido, mas promove um enorme grau de distração. Mindfulness tem como base o estar presente. A melhor forma de isso acontecer enquanto se está trabalhando é deixar o telefone perto o suficiente para que você ouça as chamadas, mas longe o bastante das mãos para que você tenha que levantar, caso queira checar as redes sociais. Acredite, esse pequeno detalhe diminui as horas de Facebook e aumenta sua dedicação às tarefas que realmente importam.

4- Faça pequenas pausas entre uma atividade e outra

Quantas vezes começamos uma reunião ainda com a cabeça na anterior? Para que sejamos produtivos nessas situações, devemos encerrar internamente o tema da reunião ou atividade anterior e iniciar a próxima com a mente presente e aberta para as novas informações que virão. Faça pequenas pausas entre as agendas, fechando os olhos e respirando profundamente durante alguns segundos. Você sentirá sua mente mais focada no momento atual, seu corpo desacelerando e terá melhores condições físicas e emocionais para iniciar a nova atividade.


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