Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


O que é Kanban?

Por Redação

em Carreira

1 mês atrás

Metodologia ágil simples é uma das mais presentes em nossas vidas

Um dos princípios básicos para organizar a mente é fazer lista de atividades. Você certamente tem uma, seja analógica, no papel, ou digital. Essa simples tarefa, observa a Mastertech, é um princípio básico para organizar a mente, delinear atividades e ajudar na priorização das mais importantes.

Nessa mesma linha, uma prática similar surgiu com força no final de 1940 nas fábricas da Toyota. A empresa começou a estudar supermercados com a ideia de aplicar técnicas de prateleira nos processos da fábrica. Ao perceberem que os funcionários dos supermercados apenas reabasteciam as prateleiras quando o produto estava perto de se esgotar, a fábrica adotou a mesma prática de produzir apenas o que era necessário.

Essa técnica de produção puxada, onde cada operação é alimentada pela demanda da etapa anterior, foi nomeada de Kanban e sinalizada a partir de cartões visuais que indicavam os passos seguintes no processo de fabricação.

O que é Kanban?

Kanban é uma palavra de origem japonesa que significa “cartão” ou “sinalização”. Essa palavra deu origem a um método que oferece uma série de práticas para reduzir atividades desnecessárias, melhorar a comunicação da equipe e facilitar a visualização das práticas em um projeto.

De forma prática, o kanban é um quadro com anotações que ajuda a assimilar e a controlar o progresso de suas tarefas de forma visual. Essas anotações são normalmente dispostas em post-its e, ao término de cada tarefa, o papel é puxado para a etapa seguinte até que a mesma seja finalizada.

kanban

 

Ao olhar para um quadro Kanban é muito fácil enxergar como o seu trabalho e da sua equipe estão para entender o que deve ser feito a seguir. O Trello é um dos exemplos mais emblemáticos de Kanban virtual.

O que dá para fazer com Kanban?

Por ser um dos métodos de desenvolvimento de software menos prescritivo, o Kanban se adapta a qualquer tipo de tarefa e cultura organizacional. E não precisa largar mão de métodos ágeis que incentivam a flexibilidade, é só aliar um ao outro.

O Kanban é uma direção que pode ser aplicada de onde você estiver e que, apesar de muito simples, auxilia muito na visualização do fluxo de trabalho, na noção de limites com relação ao número de atividades designadas, na gestão de tarefas, feedbacks e controle de qualidade.

Com o método Kanban é possível melhorar a gestão de mudanças com menor esforço, visualizar projetos dentro de um processo simplificado, reduzir custos e tempo dos ciclos e melhorar a comunicação da equipe.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail