Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Profissional que combina tradição com tecnologia terá destaque em 2019

Por Redação

em Carreira

3 semanas atrás

Segundo especialista, carreiras com maior interação humana serão valorizadas e menos afetadas pela automatização

A cada ano, a leva de pessoas que entra no mercado de trabalho se depara com algo diferente. Novas tecnologias, modelos de negócio e até a condição econômica do País criam grandes desafios para os profissionais. Quem está se formando ou escolhendo uma faculdade deve ficar atento ao futuro, para saber como planejar sua formação da melhor forma possível.

Uma das principais tendências de 2019 é que a automatização de atividades repetitivas continue acontecendo. Trabalhos manuais ou que envolvam muitos cálculos – como os de analistas de créditos – serão substituídos mais rapidamente por máquinas e algoritmos. Por outro lado, isso gera uma valorização das carreiras que dependem mais de interações humanas.

“Em muitas profissões, você precisa interagir com outros indivíduos para projetar e produzir coisas”, disse Marcelo Minutti, coordenador do MBA em Marketing e Comunicação Digital e do MBA em Inovação e Negócios Digitais do Centro Universitário IESB. “Um exemplo que a gente pode citar é a psicologia, que será um mercado com bastante demanda nos próximos anos. Essas carreiras envolvem coisas que as máquinas não sabem e não vão saber fazer por um bom tempo”, continua.

Mercado futuro

Segundo o professor, serviços que ofereçam um atendimento personalizado ao cliente também terão um bom mercado no futuro próximo. Além disso, o papel dos próprios professores deve crescer, não no sentido de número de alunos, mas na profundidade do ensino que pode ser oferecido. O uso de tecnologias como a realidade virtual na educação pode colocar os discentes bem preparados à frente do resto.

“As atividades relacionadas a essas novas tecnologias tendem a ganhar muito espaço. Publicitários, designers, jornalistas e profissionais do marketing que saibam utilizá-las para produzir conteúdo para mídias digitais e dispositivos móveis sairão na frente”, conta Minutti. “O que vai diferenciar um profissional em 2019 é saber combinar os conhecimentos clássicos da sua carreira com o que há de novo em tecnologia”, completa.

As empresas buscam ainda pessoas com uma formação mais abrangente, que tenham experiência em várias áreas. Para Marcelo, os problemas atuais não se resolvem com conhecimentos específicos, mas precisam de abordagens multidisciplinares.

“A dica que eu dou para quem está entrando agora é: aprenda o máximo de coisas possíveis, não só por livros, mas pela experiência também”. Conta o coordenador. “Você vê muitas pessoas querendo entrar no mercado, mas que não são contratadas por falta de experiência. Hoje em dia, porém, você cria sua própria experiência. Monte seu portfólio, aprenda o máximo que puder e aplique esses conhecimentos. Se você quer trabalhar com mídias sociais, por exemplo, crie uma página temática e ganhe seguidores e curtidas. Exercite o seu conhecimento e ganhe experiência”, conclui.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail