Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Liderança – Por Onde Começar?

Olá,

Tudo bem com você?

No “capítulo de hoje”, vamos refletir um pouco sobre Liderança?

Você é um Líder – de Você Mesmo, antes de qualquer coisa, e provavelmente de outros em um ou mais contextos.

Se você é “Contribuidor Individual” – profissional que tem seus próprios desafios, aprende continuamente para superá-los e entrega seus resultados –, não faz gestão de outros profissionais, mas faz sua autogestão.

Liderar suas próprias emoções, gerir seu tempo e suas tarefas, solucionar seus próprios problemas e se automotivar são algumas das suas responsabilidades como Líder de Si.

Agora, se em um ou mais contextos você já necessita liderar outros profissionais para fazer as coisas acontecerem, prepare-se, pois é como manipular uma “máquina de garra” para apanhar prêmios no parque de diversões. Seria mais fácil usar as suas mãos, mas o jogo não é mais este!

Se você já era MUITO BOM em atividades de grande complexidade, provavelmente ao ter seu primeiro time tenderá a relutar em colocar o “seu” trabalho nas mãos de outros, passando “apenas” a liderar o time. Se não se cuidar, vai se gabar “o quão bom era” e continuará gastando seu tempo resolvendo os mesmos problemas em vez de deixar que os seus colaboradores os resolvam e assim aprendam na jornada.

Agora, se quer se desenvolver como Líder, comece por estas 3 reflexões:

. O que precisa ser feito? Alinhe expectativas com seus chefes e pares e atribua atividades corretas às pessoas certas e as deixe trabalhar.

. Como estar a par das atividades sem atrapalhar? Escute (contrário de falar sem ouvir), aconselhe, encoraje, obtenha recursos, elimine barreiras e compartilhe informações.

. Como desenvolver redes de apoio? Ganhe a confiança 360 graus – chefes, pares, colaboradores e clientes precisam estar ao seu lado.

E não se desespere, pois líderes naturais são tão raros quanto atletas naturais, mas com treinamento e desenvolvimento é possível ir além!

Na semana que vem vamos juntos iniciar um processo de Autocoaching visando alavancar o seu crescimento?

Te espero.

Seja a melhor pessoa que você pode ser!

Gratidão

Bia Nóbrega

 

Sobre a autora:

Bia Nóbrega é coach, mentora, conselheira, palestrante e atua há mais de 20 anos na área de Recursos Humanos em empresas líderes em seus setores. Atualmente é Diretora de Gente & Gestão da Inmetrics, empresa de otimização de aplicações e plataformas digitais. Graduada em psicologia pela USP, pós-graduada em administração de empresas pela FGV-SP, com pós-MBA em conselho de empresas pela Saint Paul, possui diversos cursos de formação, certificação e atualização. Desde 2015 propaga o autocoaching como a melhor ferramenta de autodesenvolvimento e um estilo de vida. É associada à International Coaching Federation (ICF) e à Associação Brasileira de Coaches (Abracoaches).

 

Para saber mais, acesse:

Site: www.bianobrega.com.br

YouTube: www.youtube.com/autocoaching

Facebook: Bia Nóbrega

Instagram: @bia.coaching

Twitter: @bianobrega3

Linkedin: Beatriz Cara Nóbrega


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail