Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

6 passos para iniciar na jornada do DevOps

Por

em Jornada para Nuvem

3 meses atrás

São inúmeras as ferramentas relacionadas ao ecossistema do DevOps, porém os 6 passos apresentados aqui não fazem referência a nenhuma ferramenta. É importante que cada empresa ou equipe de TI defina a estratégia a ser adotada, buscando entender todas as barreiras a serem superadas. Não há uma receita de bolo, portanto os passos abaixo apresentam uma ideia genérica de como iniciar nesta jornada.

 

Já diz a frase: “DevOps não é problema de ferramentas, e sim de encontrar uma maneira de quebrar as barreiras culturais em prol de um novo modelo de trabalho.

 

 

Primeiro Passo: Defina um projeto

O primeiro passo será definir um projeto de desenvolvimento de um software que respeite algumas características na qual será possível aplicar algum método de gerenciamento ágil de projetos. Procure buscar projetos com baixo risco para a organização. Geralmente projetos para de desenvolvimento sistemas Web ou Mobile se adequam melhor nessas metodologias.

 

Segundo Passo: Defina o time inicial

O segundo passo será definir um time inicial para o projeto que utilizará as práticas e ferramentas do DevOps. Procure envolver pessoas que possuem uma pré-disposição para aceitar mudanças relacionadas a uma nova forma de trabalho e que entendam o valor da iniciativa com base em práticas mais colaborativas e com foco na comunicação eficiente e confiança entre elas. O fator relacionado a mudança cultural também não poderá ser subestimado por todos. Busque compor um time multidisciplinar, com pessoas que possuem experiências na gestão de projetos utilizando práticas dos métodos ágeis, assim como, na inclusão de profissionais das áreas de desenvolvimento com experiências em integração contínua e testes de aplicações. Envolva pessoas da equipe operação que possuem conhecimentos ou experiências relacionadas a ferramentas de automação e integração.

 

Terceiro Passo: Defina o que é DevOps

Será fundamental que todos compreendam o significado e o propósito do DevOps, desta maneira você fará com que todos estejam na mesma página em relação a sua definição e propósito. Procure reforçar os princípios do DevOps, encorajando a todos nesta mudança cultural. Procure utilizar este time para agirem como evangelizadores do novo modelo de trabalho a fim de disseminar a cultura para toda a TI e organização. Através desta abordagem você poderá obter melhores resultados e benefícios relacionados ao DevOps como maior agilidade e flexibilidade da TI para atender as necessidades do negócio.

Saiba como quebrar as barrerias culturais do DevOps

 

Quarto Passo: Entenda a governança da TI

Entender a governança e os processos da TI te ajudará a antecipar possíveis problemas e barreiras que poderão limitar suas iniciativas e principalmente seus benefícios como a agilidade e a flexibilidade para realização de deploys em ambientes produtivos. Será fundamental entender os processos de controle de mudanças, configuração, atualização, incidentes e problemas, assim como, as regras e processos relacionados a comunicação, auditorias e ao gerenciamento do projeto. Procure obter sempre o apoio da alta gestão da TI a fim de propor e facilitar as mudanças necessárias em seus processos para que estas não criem barreiras que acabem limitando a execução das atividades e iniciativas do DevOps.

 

Quinto Passo: Defina uma meta comum

As práticas do DevOps pressupõem uma melhor colaboração e comunicação entre as pessoas, assim como, remete a necessidade de mudar o foco da TI para o produto final. Desta maneira, não crie metas individuais e sim, metas e objetivos que possam ser atribuídas a todos da equipe. Será fundamental criar maneiras de medir o nível de atingimento dos objetivos e das metas ao longo do projeto. Procure sempre criar uma base de comparação entre este novo modelo de trabalho e o modelo atual ou tradicional da sua TI.

 

Sexto Passo: Automatize sempre

A facilidade e a simplicidade da sua escalabilidade na nuvem dependerão diretamente da orquestração e automatização dos processos de testes e deploy. Procure evitar ao máximo a necessidade de interação humana, principalmente no processo de deploy do software em seus ambientes. Busque sempre ferramentas que gerenciam e capacitam a integração contínua. Lembre-se, a automatização irá melhorar seus resultados em relação ao DevOps, eliminando erros humanos e tornando as atividades passiveis de repetição, garantindo assim uma maior agilidade para a entrega do software em produção.

 

 Autor: Daniel Rosa

Conheça os e-books do Guia Jornada para Nuvem


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail