Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


O impacto da coerência na sua marca pessoal

Imagine uma situação corriqueira do cotidiano.

Ainda que nossa vida inteira, aprendizado, trabalho, solução de problemas e diversão esteja no smartphone, é voz corrente que a tecnologia deve ser um apoio e que as relações humanas são o que há de mais importante. É aí que nos diferenciamos da máquina.

Estamos tratando de passar esses conceitos para os nossos filhos. Por exemplo, combinando que na hora do jantar os celulares estarão fora da mesa. Aí, no meio do jantar o telefone toca e pelo som, você sabe que é o seu gestor, ou a sua mãe. E você deixa a turma falando e sai da mesa para atender a chamada.

Como eles ficam? Talvez com aquela cara de “ahhh… peguei!” ou emburrados pensando “se fosse eu, tomava uma bronca!”?

Um outro exemplo muito conhecido. A organização tem entre seus valores “as pessoas em primeiro lugar” e o diretor-geral chega de manhã com a cara amarrada e não diz sequer um bom dia para aqueles com quem cruza.

Faz sentido?

A coerência é um dos exercícios mais importantes e mais complexos que fazemos pela vida e ela é crucial para a sua marca pessoal.

Todos os dias vemos amostras de comportamentos que contradizem o que é falado por nossos amigos, familiares, colegas de trabalho. Na política então? Melhor nem falar!

No dia a dia muitas coisas são esquecidas, relevadas e podemos perceber quando a importância e a urgência de certos fatos, justifica uma prática diferente do discurso ou de um acordo anterior. No âmbito digital, já devemos ficar mais alertas, pois tudo fica registrado. Telas são capturadas e guardadas, podendo ser jogadas em outro contexto, e nem sempre você terá a oportunidade de explicar uma determinada afirmativa, antes que ela deixe uma mensagem que você não pretendia passar.

Não é fácil alinhar valores, princípios e condutas. Você precisa querer se aperfeiçoar todos os dias. Precisa estar ligado, sair do piloto automático para quando a situação ocorrer, gerenciar  crise, se comunicando de forma clara e consistente.

Lá no caso do celular durante o jantar, se você puder explicar que a ligação chegando deve ser urgente, pode ser que as crianças entendam e tudo fique bem. Se você não fizer nada e simplesmente sair da mesa para atender, provavelmente, elas pensarão que o acordo só é válido para elas e aí, a incoerência deixará marca.

São coisas que nos passam todos os dias e em todo lugar. Por isso, o exercício diário de desenvolvimento, principalmente cuidando que nossas ações reflitam o que costumamos expressar como valores e crenças.

A coerência entre nossas palavras, atitudes e ações cria confiança e nos dá credibilidade.

Por outro lado, humanos que somos, podemos nos distrair e acabar em uma situação difícil. O que fazer então? Aceitar que erramos, administrar a crise e tratar de tirar o melhor aprendizado para evitar que se repita. Simples assim! Pode levar umas semanas ou meses, pois confiança e credibilidade se constroem ao longo do tempo, mas demonstrando coerência daí para a frente, em algum momento, aquele pequeno tropeço acabará esquecido.

Só não se descuide pois vivemos tempos de muita exposição! Esteja atento ao que você curte, compartilha e comenta. Lembre que tudo está sendo visto e que tudo deixa marca.

Desenvolva seu lado mais humano, compassivo, busque entender as perspectivas alheias sem julgamento, estude a si mesmo, seus vieses conscientes e inconscientes. Cuide de suas atitudes e palavras dentro das redes sociais.

Cada vez há menos espaço para a incoerência. Fique de olho!  Sua reputação e prestígio merecem que você ponha bastante atenção – e intenção – naquilo que fala e escreve, na forma como você age todos os dias e com todos.

Acima de tudo, a coerência entre a sua vida online e off-line é determinante para que sua marca pessoal seja forte e valiosa.

E aí, refletiu? Como anda o seu grau de coerência?


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail